29 março 2008

Os 121 turistas portugueses que estavam a bordo do navio que encalhou em Kuşadası já estão a regressar a casa

Um grupo de 121 turistas portugueses que estavam a bordo de um navio de cruzeiro que encalhou na baía de Kuşadası, Turquia, está já a regressar a casa, informou fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades.
O grupo, segundo a mesma fonte, recebeu apoio da Embaixada portuguesa na capital turca, Ancara, antes de ser encaminhado por avião, juntamente com outros dos mil passageiros do navio encalhado, para a cidade espanhola de Barcelona.
A agência de viagens organizadora do cruzeiro, a espanhola Pullmantur, afirmou à agência EFE em Madrid que os passageiros serão totalmente ressarcidos do custo dos bilhetes, e que terão também direito a um desconto de 50 por cento numa próxima viagem do género.
A empresa adianta que os turistas não estiveram sujeitos a qualquer tipo de risco e que, inclusivamente, realizaram-se as actividades previstas na cidade turca, até se concluir que não havia condições para retomar a viagem.
O Sky Wonder, navio-cruzeiro de 47 mil toneladas com capacidade para mais de 1.500 passageiros e uma tripulação de 574 pessoas, partiu de Istambul, Turquia, no início da semana.
Previa-se a realização de escalas em diversos portos gregos e turcos no Mar Egeu ao longo desta semana.
Logo na primeira escala, na baía turca de Kuşadası, o navio encalhou a cerca de 300 metros da costa, de onde deveria ser transportado para o porto por rebocadores.
Foram feitas várias tentativas para rebocar o navio para zona navegável, sem sucesso.
Os passageiros aceitaram apenas abandonar o navio depois de terem recebido garantias da devolução integral do seu dinheiro, e, de acordo com a EFE, o último abandonou o barco apenas às 17:00 de hoje.
Os turistas espanhóis foram levados de autocarro para o aeroporto turco de Izmir, e daí seguiram para Madrid e Barcelona.

(Fonte: RTP)

Sem comentários: