17 janeiro 2008

Primeiro-ministro turco acredita que a entrada da Turquia na UE aproximará o Oriente e o Ocidente

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, afirmou que a integração do mundo islâmico na União Europeia (UE), através da adesão da Turquia, aproximará o Oriente e o Ocidente, e permitirá avançar na agenda multilateral para garantir a paz e a estabilidade nos países da região.
O primeiro-ministro turco pediu o fim dos preconceitos existentes quanto à incorporação da Turquia à UE. Erdoğan pediu a Bruxelas que lhe explique as razões "científicas" que impedem a adesão da Turquia ao bloco, já que, na sua opinião, há países, como o Chipre, que não cumprem os requisitos mínimos e já foram admitidos. Neste sentido, afirmou que em Maio se reunirá na Alemanha com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, com o objetivo de abordar as diferenças que mantêm em relação à entrada turca no bloco.
Em relação à possível integração da Turquia numa "união euro-mediterrânea", Erdoğan afirmou que este procjeto ainda "não tem bases", e que não é "justo" que essa possibilidade seja colocada como uma alternativa à adesão à UE.
(Fonte: EFE )

Sem comentários: