16 janeiro 2008

Cadeia de lojas Zara tem concorrência na aldeia de Zara


Zara é para a maior parte dos europeus o nome da cadeia de lojas de roupa do empresário espanhol Amancio Ortega, mas poucos sabem que é também nome de aldeia da província de Sivas, na Turquia. Uma coincidência que está a gerar grande polémica. É que a cadeia espanhola tem em marcha uma luta em defesa da sua marca naquele país, onde não faltam empresas e estabelecimentos com o nome Zara.
Segundo a edição on-line do El-Mundo, os advogados de Amancio Ortega já interpuseram vários processos administrativos "em defesa da marca" e estão dispostos a ir mais longe para defender a propriedade do nome perante o registo turco.
O presidente da Câmara de Comércio e Indústria da província de Sivas, Osman Yildirim, desdobra-se em argumentos para justificar o facto de ter chamado Zara à fábrica de lentes de contacto de que é sócio, quando a razão é tão simples: "Tanto o meu sócio como eu somos de Zara, por isso, quisemos chamar à empresa Zara Lens". Esse é também o motivo que justifica o nome de muitos outros estabelecimentos na Turquia, cujos proprietários são oriundos daquela localidade.
Face à imparável actividade dos advogados da cadeia espanhola de lojas Zara, a empresa do presidente da Câmara de Comérico e Indústria de Sivas já teve de mudar de nome duas vezes. "Mudamos o nome para ZarAccom e abriram-nos outro processo, que perdemos. Agora usamos o nome Zar&Accomm. Veremos o que se vai passar", afirma o sócio da primeira fábrica de lentes de contacto de Sivas.

(Fonte: DN)

Sem comentários: