22 julho 2007

Vitória esmagadora de Erdoğan nas eleições legislativas


O primeiro-ministro da Turquia congratulou-se com a vitória esmagadora alcançada pelo Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) nas legislativas de hoje e apelou aos Turcos para se unirem e respeitarem os valores republicanos.
"Não iremos fazer qualquer concessão sobre os princípios base da República", afirmou Recep Tayyip Erdoğan na sua primeira intervenção pública após o fecho das urnas. Erdoğan prometeu ainda avançar com medidas económicas e reformas democráticas, de forma a aproximar a Turquia dos critérios da União Europeia, cujas negociações de adesão estão num impasse desde 2005.
Segundo resultados não oficiais anunciados pelas televisões CNN-Türk e NTV, o partido no poder na Turquia, com origem no movimento islamita, obteve uma vitória esmagadora nas legislativas de hoje face à oposição pró-laica. O Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan (53 anos) estava com uma votação de 47,6 por cento quando estavam contados 80 por cento dos votos, obtendo maioria absoluta no Parlamento, segundo as mesmas fontes. Em segundo lugar aparecia o principal partido da oposição pró-laica, o Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata), com 20 por cento dos votos. O Partido do Movimento Nacionalista (MHP), que tem posições duras contra a União Europeia, entre outras, ficou em terceiro, com 14,4 por cento dos votos, o que lhe permitirá voltar ao Parlamento.
As projecções das televisões mostram que o AKP deverá eleger 334 deputados na Assembleia Nacional, num total de 550 lugares. Estes resultados vão permitir ao AKP formar governo sozinho. Nas legislativas de 2002, tinha conseguido 34 por cento dos votos e 351 deputados.
Os partidos têm de conseguir um mínimo de dez por cento dos votos ao nível nacional para poderem estar representados no Parlamento turco.

Sem comentários: