13 maio 2007

José Saramago em Istambul

Numa iniciativa conjunta do município de Istambul e do Leitorado do Instituto Camões na Turquia, José Saramago irá visitar Istambul entre os próximos dias 14 e 19 de Maio.
O escritor português terá oportunidade de debater com jornalistas e escritores turcos os conflitos culturais e civilizacionais que tão vincadamente se espelham hoje no país. Terá ainda lugar uma conferência sobre o papel dos escritores nas crises do mundo contemporâneo. Paralelamente, e assinalando o lançamento da edição turca do livro As Intermitências da Morte, será inaugurada uma exposição sobre a sua obra e sobre as múltiplas traduções que a têm divulgado pelo mundo.
José Saramago tem um total de 11 obras editadas na Turquia, todas elas publicadas no país após 1998, ano em que foi galardoado com o prémio Nobel da Literatura, sendo o autor português com mais livros traduzidos na Turquia. Prova do seu sucesso junto do público turco é a tradução local do Ensaio Sobre a Cegueira, que acaba de atingir a sexta edição.
Para além de Saramago, também Fernando Pessoa e José Luís Peixoto marcam presença nas estantes das livrarias turcas: Fernando Pessoa com seis obras traduzidas e José Luís Peixoto com o livro Nenhum Olhar.

2 comentários:

EE Galdino de Castro disse...

Grande satisfação saber que um autor de Língua Portuguesa é traduzido para a língua turca e que suas obras possam lidas, refletidas e comentadas. Uma curiosidade: há algum autor brasileiro que já possui obra editada em língua turca?

Lídia Lopes disse...

Sim. Paulo Coelho é o autor brasileiro com mais obras traduzidas para a língua turca.