06 abril 2009

Barack Obama sente-se "honrado por estar ao lado da Turquia"


Barack Obama iniciou hoje o primeiro dia da sua "visita histórica" à Turquia, como tem sido apelidada nos meios de comunicação turcos. Começou por visitar o Mausoléu de Mustafa Kemal Atatürk, o fundador da Turquia moderna, onde depositou uma coroa de flores e escreveu palavras de homenagem no Livro de Honra.
Depois, seguiu para o Palácio presidencial onde era aguardado pelo presidente Abdullah Gül. Ouviu o hino nacional do seu país tocado ao vivo pela banda do Exército, e depois entrou com Gül no palácio. Estiveram reunidos durante largos minutos e depois deram uma conferência de imprensa conjunta. Obama enalteceu o papel estratégico da Turquia como aliada fundamental para o diálogo entre o oriente e o ocidente. Foi questionado por uma jornalista sobre a questão do reconhecimento por parte dos EUA do alegado genocídio arménio cometido pelo império otomano em 1915. Respondeu que cabia à Turquia e à Arménia reconciliarem-se com a sua história e resolverem essa questão, e congratulou-se com o facto de estarem a ser desenvolvidos esforços nesse sentido. Abdullah Gül aproveitou para se pronunciar sobre o assunto, dizendo que se trata de uma questão histórica e não política e que a Turquia tem interesse em que uma comissão de historiadores analise e se pronuncie sobre o caso.
O presidente norte-americano dirigiu-se depois para o Parlamento turco, onde se reuniu com os líderes dos três principais partidos da oposição: CHP (Partido Republicano do Povo, kemalista), MHP (Partido do Movimento Nacional, nacionalista) e DSP (Partido da Esquerda Democrática, curdo). Depois, proferiu um discurso no Parlamento com a duração de cerca de 45 minutos, aplaudido várias vezes. Obama abordou diversas temáticas, nomeadamente a crise económica global, a adesão da Turquia à União Europeia, a questão energética, os conflitos no Médio Oriente, o Irão e as armas nucleares e a questão Turquia-Arménia. Referiu igualmente a necessidade de uma melhor comunicação com o mundo muçulmano.
Uma das suas frases mais aplaudidas foi proferida logo no início do seu discurso: "Algumas pessoas têm-me perguntado se eu escolhi continuar a minha viagem até Ancara e Istambul para enviar uma mensagem. A minha resposta é simples: Evet ['sim' em Turco]. A Turquia é um aliado crítico. A Turquia é uma parte importante da Europa. E a Turquia e os Estados Unidos devem permanecer unidos e trabalhar juntos para enfrentarem os desafios do nosso tempo". Salientou a amizade entre os dois países apesar de desavenças pontuais ao longo de sesenta anos e o poder dessa aliança que tornou os dois países e o mundo mais fortes.
Apoiou também a adesão da Turquia à União Europeia e recebeu mais aplausos: "Assim, ao enfrentarmos os desafios do século XXI, devemos procurar a força de uma Europa que é verdadeiramente unida, pacífica e livre. Deixem-me ser claro: os Estados Unidos apoiam veemente a adesão da Turquia à União Europeia. Não falamos como membros da União Europeia, mas como bons amigos da Turquia e da Europa".
Obama felicitou a Turquia pelas reformas que tem levado a cabo no âmbito da adesão à UE, frisando que a Turquia não as adoptou por exigência europeia, mas porque escolheu mudar e tem a capacidade de mudar. Disse também que mais passos têm de ser dados, nomeadamente a reabertura do seminário Halki e o fortalecimento dos direitos das minorias.
Referiu que "as duas democracias são confrontadas com um conjunto de desafios sem precedentes" e definiu-os como sendo "uma crise económica que não tem fronteiras, o extremismo que leva à morte de homens, mulheres e crianças inocentes, o desgaste energético e as mudanças climáticas, a proliferação das armas mais mortíferas e a persistência dos conflitos.
Obama abordou muitos mais assuntos, nomeadamente o facto de a Turquia e os EUA poderem ajudar à paz no Médio Oriente, criticou o uso de armas nucleares, disse que "os EUA buscam um entendimento com o Irão baseado no respeito mútuo" e que "a Turquia e os EUA querem um Irão seguro". Agradeceu também o apoio turco no Afeganistão e enalteceu o papel importante da Turquia como mediadora entre a Síria e Israel. Abordou a questão Turquia-Arménia, dizendo que os EUA apoiam o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. Disse também que "os EUA nunca estarão em guerra com o Islão" e que "o respeito mútuo e o interesse para com o Islão não tem a ver só com o combate do terrorismo". Acrescentou que os EUA querem uma relação mais abrangente com o mundo muçulmano e um futuro melhor em todo o mundo: "Somos mais fortes quando trabalhamos juntos", disse. Acrescentou ainda que "a força sozinha não resolve os problemas" e disse ainda sentir-se honrado por estar ao lado da Turquia. No final foi aplaudido e cumprimentado e seguiu com Erdoğan para uma reunião no gabinete do primeiro-ministro turco. Mais tarde, Obama e Erdoğan seguiram juntos para Istambul onde Obama prosseguirá a sua visita à Turquia.

Sem comentários: