17 outubro 2007

Ancara pede a Bagdad e aos Curdos para combaterem os rebeldes do PKK

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, exigiu que o governo iraquiano e os Curdos do Iraque actuem contra os membros do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a fim de evitar as consequências de uma incursão do exército turco.
"Eles devem assumir uma posição clara, isso é do interesse de todos", disse Erdoğan no Parlamento, pedindo aos Curdos do Iraque que "cooperem" com Ancara contra os rebeldes, refugiados no norte do Iraque.
"A direcção central iraquiana e a região autónoma do norte do Iraque devem erguer um muro bem alto entre elas e a organização terrorista", acrescentou, em referência ao PKK.
O Parlamento turco deve votar nesta quarta-feira uma moção para autorizar uma incursão militar no Iraque contra os rebeldes. Esta autorização parlamentar teria um ano de validade, o que os observadores consideram como uma "espada de Dâmocles" sobre o Iraque.
Ancara acusa os Curdos iraquianos de fornecerem armas e explosivos ao PKK, e reclama que Bagdad não faz o suficiente para combater esta organização, considerada terrorista pela União Europeia e Washington.

Família curda na Turquia

O governo iraquiano do primeiro-ministro Nuri Al Maliki parece ter captado a mensagem, e nesta terça-feira convocou uma reunião de emergência, anunciando no final o envio de uma delegação a Ancara em datas ainda não definidas.
O xiita Al Maliki insistiu "no compromisso do seu governo na luta contra as actividades terroristas do PKK contra a Turquia". Além disso, expressou o seu desejo de que as divergências se resolvam mediante negociações presididas pelos Estados Unidos, argumentando que "os governos iraquiano e turco devem cooperar para combater o terrorismo".
Também nesta terça-feira, o vice-presidente iraquiano, Tarek Al Hashemi, chegou à Turquia para se encontrar com Erdoğan e com o presidente Abdullah Gül.
Apesar destas questões, o governo de Ancara considera pouco provável que Bagdad esteja disposto a pressionar as autoridades autónomas curdas.
A Turquia e o Iraque assinaram recentemente um acordo anti-terrorista, cujo alcance, no entanto, não afecta os Curdos, primeiros aliados dos Americanos desde a sua ocupação do Iraque em 2003.
O vice-primeiro-ministro turco, Cemil Çiçek, disse nesta segunda-feira, à saída do Conselho de ministros, que uma possível incursão turca se dirige única e exclusivamente contra o PKK, sem afectar a integridade do Iraque, lugar utilizado pelos separatistas curdos para se infiltrarem no solo turco.
Actualmente, a Turquia estima em 3.500 o número de rebeldes refugiados nas montanhas do norte do Iraque, região que o regime de Sadam Hussein atacou diversas vezes.
Segundo a imprensa turca, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Ali Babacan, começará na quarta-feira uma viagem pelo Médio Oriente, com visitas ao Egipto e ao Líbano, para tentar limitar a reacção dos países árabes a uma possível acção turca no Iraque.
Os Estados Unidos já se pronunciaram contra um eventual ataque. "Queremos que o Iraque seja estável e desejamos que o PKK preste contas à justiça, mas pedimos aos Turcos que continuem as conversações connosco e que os iraquianos se abstenham de realizar qualquer acção que possa ser desestabilizadora", disse o porta-voz da Casa Branca, Gordon Johndroe.
As relações entre a Turquia e os Estados Unidos, aliados na NATO, ficaram mais tensas nas últimas semanas devido ao texto que tem sido debatido nos EUA, na Câmara dos Representantes, sobre o massacre arménio entre 1915 e 1917 durante o Império otomano, podendo vir a defini-lo como "genocídio".
O exército americano, por sua vez, considera a possibilidade de adoptar uma solução alternativa para abastecer as suas tropas no Iraque, caso a Turquia o impeça de usar as suas bases, em reacção a uma eventual aprovação pelo Congresso americano do "genocídio" arménio.
"Estamos a elaborar planos. Trata-se de estudar as outras opções de que dispomos, já que haverá sérias consequências operacionais" se a Turquia bloquear a passagem do material militar americano pelo seu território, declarou um alto funcionário do Pentágono.

(Fonte: AFP)

Sem comentários: