09 outubro 2007

Abdullah II destaca "papel estratégico" da Turquia no Médio Oriente

O rei Abdullah II da Jordânia destacou hoje o "papel estratégico" da Turquia para resolver os problemas do Médio Oriente, em reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Ali Babacan.
O monarca ressaltou "o papel estratégico da Turquia para tratar os assuntos do Médio Oriente, assim como para fomentar a estabilidade e a segurança na região". O rei elogiou os esforços da Turquia para aproximar Israelitas e Palestinianos, a fim de estimular o processo de paz.
Babacan, que realiza uma viagem pela região que já o levou à Síria e Israel, debateu com o rei Abdullah e com o primeiro-ministro da Jordânia, Marouf Bakhit, "meios para apoiar os contínuos esforços internacionais e regionais para assegurar o êxito da conferência para o Médio Oriente". Durante a reunião, o monarca insistiu na necessidade de que a cúpula, prevista para Novembro em Maryland (EUA), represente um "avanço real e tangível" no processo de paz, que deve incluir o reconhecimento dos direitos legítimos e a criação de um Estado palestiniano. O rei pediu aos países vizinhos do Iraque para ajudarem o Governo e o povo iraquiano "a acabar com a violência no país". Babacan expressou ao rei Abdullah a vontade do presidente turco, Abdullah Gül, de estreitar os laços económicos bilaterais com medidas como a assinatura de um acordo para a criação de uma área de livre-comércio entre os dois países.

(Fonte: Efe)

Sem comentários: