18 maio 2007

Os dois maiores partidos de centro-esquerda formaram coligação


Os dois maiores partidos turcos de centro-esquerda, formaram ontem uma aliança para as eleições de 22 de Julho, após um período prolongado de conversações, em reposta aos milhões de pedidos de uma união da esquerda para derrubar o partido do governo, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP).
Os líderes do Partido Republicano do Povo (CHP) e do Partido da Esquerda Democrática (DSP), respectivamente Deniz Baykal e Zeki Sezer, anunciaram ontem aquilo a que chamaram de "decisão histórica”, numa conferência de imprensa conjunta. “Este é um importante passo para uma unificação histórica da esquerda”, disse Baykal. “Vamos fazer a campanha eleitoral juntos. Vamos manter valores comuns. Vamos caminhar lado a lado para fortalecer o nosso país como república secular e democrática. Este é um marco histórico”.
Segundo o acordo, o DSP vai ter pelo menos 20 assentos no Parlamento para poder formar um grupo, e os candidatos do DSP não serão obrigados a abandonar os seus partidos para serem incluídos nas listas eleitorais do CHP. Os dois partidos vão estabelecer uma comissão conjunta para organizar a campanha eleitoral.
Baykal agradeceu a Zeki Sezer e a Rahşan Ecevit, uma importante figura do DSP e esposa de Bülent Ecevit, pela sua contribuição durante as conversações. “Zeki Sezer demonstrou a sua liderança”, disse Baykal. Pediu-lhe para rever a sua decisão de não integrar o Parlamento como deputado, mas Sezer disse que não iria alterar a sua decisão. “Trata-se da minha posição pessoal. Não vou alterá-la".
Baykal também elogiou o anterior líder do DSP e antigo primeiro-ministro, Bülent Ecevit, dizendo, “eu sempre quis esta cooperação enquando ele estava entre nós mas só a conseguimos na sua ausência. Agora sinto que estou a abraçar Bülent Ecevit”.
Baykal disse igualmente que os candidatos do DSP que quiserem concorrer às eleições, não devem desvincular-se do seu partido. “Nós não estamos a pressionar ninguém a fazer parte do CHP. Esperamos entrar juntos no Parlamento, e mesmo que depois nos separemos devemos trabalhar para uma integração futura”, disse Baykal, sublinhando que não existe nenhum obstáculo legal para esta cooperação.
Por seu lado, Sezer partilhou o mesmo ponto de vista de Baykal, de que a Turquia está a viver um dia histórico. “A democracia secular, a república e a nossa unidade estão ameaçadas. Para eliminar essas ameaças, precisamos de uma estrutura forte. Isso só se pode obter com a cooperação entre os nossos dois partidos”.
Zeki Sezer disse que vai pedir ao corpo executivo do seu partido a aprovação do acordo, acrescentando que se trata apenas de um acto simbólico. À pergunta sobre quantos assentos serão dados ao DSP, Sezer recusou comentar números, dizendo, “não discutimos detalhes sobre a distribuição de assentos, mas não há problema relativamente a tratamento justo”.
Uma comissão conjunta para a organização da campanha eleitoral começou a trabalhar ontem, logo após o anúncio da aliança.
Baykal, confirmando que os dois partidos vão fazer campanha eleitoral juntos e que as duas bandeiras vão estar lado a lado, disse: “Nós somos partidos irmãos".

Sem comentários: