19 maio 2007

FMI concede empréstimo de 1.100 milhões de dólares a Ancara

O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) pôs sexta-feira à disposição da Turquia um empréstimo de 1.100 milhões de dólares depois de aprovar a sexta revisão do acordo de crédito conjunto.
O organismo decidiu alargar o crédito apesar do país não ter cumprido com todas as condições a que se tinha comprometido quando assinou o acordo com o FMI a 11 de Maio de 2005.
O número dois do Fundo, John Lipsky, disse num comunicado que o desempenho macro-económico do país continua "robusto" e que os investimentos estrangeiros aumentaram. "Não obstante, a inflação continua acima das metas, o défice da conta corrente é alto e aproximam-se as eleições", alertou Lipsky. Disse também que a disciplina fiscal e monetária "será essencial para manter a confiança dos mercados".
O Fundo apoiou o objectivo do governo de obter um superavit fiscal primário (as contas públicas antes do pagamento da dívida) de 6,7 por cento do Produto Nacional Bruto (PNB) este ano.
Lipsky exortou o Banco Central a continuar uma política de ajuste monetário para reduzir a inflação.
A Turquia não foi capaz de cumprir com as metas de política fiscal marcadas no acordo com o Fundo, tais como o resultado primário do sector público e o resultado das instituições de segurança social, de acordo com o comunicado. Ancara também não conseguiu apoio da legislatura para a reforma do sistema tributário, como o governo prometera.

(Fonte: RTP)

Sem comentários: