12 maio 2015

Turquia apela à NATO para agir contra "ameaça significativa" do Estado Islâmico

A Turquia apelou hoje a uma acção determinante dos Estados-membros da NATO contra a ameaça "significativa" que o grupo Estado Islâmico (EI) coloca às suas fronteiras.
O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Çavuşoğlu, referiu que esta questão será um ponto central da reunião dos chefes da diplomacia da NATO em Antalya (oeste da Turquia) na quarta e quinta-feira.
"A Turquia é o único Estado-membro da Aliança a possuir fronteiras com o Daesh" na Síria e no Iraque, sublinhou ao utilizar o termo árabe para designar o EI.
"Não é tolerável que o Daesh esteja nas nossas fronteiras. Isso representa para nós uma ameaça significativa", referiu o ministro turco em conferência de imprensa.
Çavusoglu congratulou-se com o projecto dos Estados Unidos em treinar e equipar a oposição síria, apesar de considerar "que não é suficiente".
"Devemos tomar outras medidas", declarou, antes de sustentar que os ataques aéreos também não podem resolver a situação no terreno.
"Para erradicar o terrorismo devemos atacar as bases do terrorismo", acrescentou sem adiantar pormenores.
O Presidente turco Recep Tayyip Erdoğan sempre insistiu que, na perspetiva de Ancara, a deposição do líder sírio Bachar al-Assad seria a chave para a paz na Síria.
No passado, a Turquia apelou à criação de uma zona de segurança em território sírio para proteger as suas fronteiras, mas a sugestão foi timidamente acolhida pelos aliados ocidentais.
 
(Fonte:dnotícias)

Sem comentários: