14 janeiro 2015

Jornal turco publica caricaturas de Charlie Hebdo

O jornal turco Cumhuriyet é o único órgão da imprensa, num país muçulmano, a ousar publicar as caricaturas de Charlie Hebdo e já recebeu ameaças telefónicas.
Um jornal da oposição turca enfrentou hoje sozinho as pressões e ameaças que se multiplicam nos países muçulmanos, publicando caricaturas, incluindo de Maomé, da primeira edição do semanário Charlie Hebdo depois do atentado que dizimou a sua redação.
Depois de um controlo da polícia durante a noite, o diário Cumhuriyet, inimigo jurado do presidente islamo-conservador turco Recep Tayyip Erdoğan, distribuiu na sua edição de hoje um encarte de quatro páginas em turco com o essencial do último número do Charlie Hebdo, incluindo a primeira página que suscitou novamente críticas do mundo islâmico.
Neste desenho de Luz, um Maomé de lágrima no olho segura uma folha com a frase 'Je suis Charlie', o 'slogan' de milhões de manifestantes que desfilaram em França e no estrangeiro para condenar os ataques 'jihadistas' que causaram 17 mortos em três dias em Paris.
O Cumhuriyet é, até agora, o único órgão da imprensa a ousar publicar aquelas caricaturas num país muçulmano.
"Publicámos este suplemento por solidariedade com o Charlie e por defender a liberdade de expressão", declarou à agência France Presse o chefe de redação do jornal, Utko Cakirozer.
O responsável adiantou que por respeito pela "sensibilidade religiosa da sociedade turca" o Cumhuriyet não reproduziu toda a primeira página do jornal satírico francês, onde a caricatura do profeta Maomé tinha por cima a frase "Tudo está perdoado".
"Repito-o mais uma vez, o terrorismo é um crime contra a Humanidade, seja qual for a sua origem. É por isso que ele (o profeta) tem na sua mão um cartaz 'Je suis Charlie'", escreveu Cakirozer na sua coluna, adiantando "esta caricatura não tem nada a ver com o profeta Maomé, é um símbolo de humanidade e justiça".
Fundado em 1924 por um próximo do fundador da Turquia moderna e laica Mustafa Kemal Ataturk, o Cumhuriyet (A República em turco) é resolutamente contra o regime do presidente Erdoğan, tendo sido alvo de vários processos nos últimos anos, bem como de atentados. Vários dos seus jornalistas foram detidos.
Cakirozer disse à AFP que desde terça-feira tem recebido ameaças telefónicas.
Efectivos da polícia foram destacados para junto dos escritórios do jornal em Istambul e em Ancara.

(Fonte: DN)

Sem comentários: