09 janeiro 2015

Canoagem: Inês Esteves junta-se a Carlos Marques e vai representar a selecção da Turquia

A canoísta Inês Esteves vai representar em 2015 a selecção da Turquia, juntando-se ao igualmente ex-internacional português Carlos Marques, que, também 'tapado' na equipa das 'quinas', aceitou em 2014 o convite para representar aquele país.
Inês Esteves, de 24 anos, partiu em Outubro com a frustração de entender que merecia mais: "Faço parte da selecção desde 2005, fui uma atleta sempre assídua em estágios, com alguns altos e baixos, mas sempre me levantei e nunca baixei os braços, pois é realmente canoagem que gosto de fazer. Sempre lutei, no entanto, nunca me deram a devida oportunidade."
Em declarações à Lusa, o vice-presidente da federação e diretor técnico nacional, Ricardo Machado, descarta qualquer responsabilidade nas opções -- "em momento algum lhes dissemos que não contávamos com eles" -- e assume que a federação "não tem capacidade financeira para lhes oferecer as mesmas condições de outros países".
"Independentemente do nível competitivo e dos objectivos desportivos definidos, qualquer selecção nacional baseia-se no topo da pirâmide desportiva. Não sendo possível a participação de todos os atletas, há naturalmente necessidade de escolher os melhores, em consequente detrimento de outros", justificou.
Apesar de entender a "natural frustração" dos atletas, Ricardo Machado recorda "tudo o que a federação lhes proporcionou ao longo de vários anos" e insiste que a política desportiva da canoagem na última década "tem sido a mais bem-sucedida em Portugal": "Só em 2014 conquistamos 18 medalhas entre Europeus e Mundiais."
"A nossa equipa técnica já deu provas de que faz bem o seu trabalho, por isso, tem a nossa total confiança, em todas as opções que toma", insiste o dirigente. Mais novo, Carlos Marques partiu há um ano resignado à competitividade do grupo: "A selecção de Portugal tem as vagas ocupadas para os próximos oito anos. O nível da equipa neste momento é muito alto para atletas jovens como eu terem uma oportunidade. A situação económica do país também não permite dedicar-me a tempo inteiro à modalidade, preciso de um emprego. Na Turquia posso concentrar-me apenas na canoagem."
Além dos portugueses, a Turquia está a apetrechar a selecção com canoístas de vários outros países, incluindo da Hungria, a maior potência da modalidade. "O nível alcançado até ao momento, por um lado, e as restrições financeiras, por outro, impõem essa criteriosa seleção dos atletas para disputar as competições internacionais. Acedemos a que representassem outro país, apenas porque não queremos cortar-lhes o sonho internacional", completou Ricardo Machado.
A dupla terá a oportunidade de mostrar competência nos Europeus de Maio na República Checa e, principalmente, nos Mundiais de Agosto, que apuram para o Rio2016.
 
(Fonte: Record)

Sem comentários: