08 junho 2014

Economista turco Daron Acemoğlu analisa os problemas estruturais da sociedade portuguesa


O polémico economista do MIT veio a Lisboa chamar a atenção para os problemas estruturais da sociedade portuguesa. Em entrevista ao Expresso sublinhou que não é o momento certo para estender o tapete a um disparo do consumo.
"Portugal era um retardatário em termos de capital humano, a sua força de trabalho não era suficientemente educada. Agora está a recuperar o atraso. O segundo problema é que muitos aspectos da economia portuguesa são muito arcaicos", diz Daron Acemoğlu, economista do Massachusetts Institute of Technology em Cambridge, Boston, nos Estados Unidos.
Para este turco de 46 anos com dupla nacionalidade, esses são os dois problemas estruturais mais importantes da economia portuguesa que estão associados a problemas institucionais da sociedade portuguesa, que levam a que a economia não esteja orientada "para criar emprego, e especialmente emprego de elevada produtividade", sublinhou em entrevista ao Expresso, no âmbito de uma iniciativa do semanário com o Deutsche Bank e a Universidade Católica intitulada "Como tornar Portugal mais próspero?".
Refere, ainda, que a boa adaptação realizada pela economia portuguesa na pós-crise financeira se baseia ainda "nos pontos fortes que já tinha" - nos sectores que já eram base da sua especialização internacional, como o turismo, a agricultura, o calçado e o vestuário. Mas que não está a criar novos pontos fortes. "As reformas que foram realizadas nos últimos três anos vão na direção certa, mas não vejo que a sociedade portuguesa como um todo tenha realmente noção da gravidade da situação e da urgência das reformas".
Acemoğlu, co-autor do best seller "Porque as Nações Falham" (editado em 2012 em inglês pela Crown Business), concluiu da investigação realizada com James Robinson, da Universidade de Harvard, que as sociedades precisam do que os dois académicos designam por "instituições inclusivas" em que as classes médias têm um papel decisivo.
Na entrevista ao Expresso afirma que tem uma visão positiva sobre os três anos de ajustamento do programa da troika e que a questão do sector público tem de ser resolvida: "O que posso dizer é que o sector público no seu conjunto é muito grande e ineficiente em Portugal. Tem de ser incluído no debate saber que partes da administração pública são necessárias e quais não são". Duvida, também, que, "agora, seja o momento certo de estender o tapete para um grande disparo do consumo".

(Fonte: Expresso)

Sem comentários: