20 abril 2014

Município de Braga estreita relações internacionais na Turquia

A Câmara Municipal de Braga marcou presença na EU-Turkey Town Twinning Conference, realizada em Ancara, capital da Turquia, representada entre os dias 13 e 16 de Abril pela vereadora Sameiro Araújo e por António Barroso, do Gabinete da Presidência.
 
Esta iniciativa inseriu-se num programa com vista à inclusão e aproximação da Turquia à União Europeia, sendo que esta presença deriva de um convite endereçado, em Dezembro último, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia ao Município de Braga.
A visita desenvolveu-se no âmbito do programa VabPro e reuniu 35 cidades Europeias como Budapeste, Atenas, Riga, Tallin e Granada e 20 Províncias/regiões da Turquia entre elas Istambul, Antalya, Hatay e Trabzon com a finalidade de auxiliar a dotação das cidades turcas de alguns recursos em falta, relativamente a outras cidades europeias. Tal acção garantiu à cidade de Braga a possibilidade de identificar as oportunidades que o vastíssimo mercado turco lhe poderá trazer. Braga e Lisboa foram as únicas cidades portuguesas representadas.
Este evento foi mais um passo na afirmação internacional de Braga, totalmente financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia.
Para Sameiro Araújo, “esta foi mais uma oportunidade para o fortalecimento de relações internacionais entre Braga e outras regiões da Europa e da Turquia, para cooperarmos e trabalharmos em programas europeus de intercâmbio e colaboração, mas também para a divulgação do nosso concelho e da nossa região lá fora”, referiu.
Segundo António Barroso, “Braga não podia deixar de marcar presença num evento com esta importância. Esta iniciativa é a concretização da aposta clara na busca de novas parcerias e novos investimentos em diversas áreas. Houve a oportunidade de estreitar relações com responsáveis de cidades europeias e vamos trabalhar numa futura cooperação entre Braga e Hatay – região do sul da Turquia, com fortes raízes cristãs, onde se situa a primeira igreja cristã do mundo, que visa, entre outros objectivos, dinamizar o intercâmbio na temática do turismo e também as oportunidades de negócio que o mercado turco apresenta. Continuaremos a desenvolver a nossa actividade para cumprir o desiderato de afirmar continuamente Braga no roteiro Internacional”.
 
(Fonte: Local.pt)

Sem comentários: