09 novembro 2013

Andebol: Equipa feminina do JAC Alcanena perdeu frente ao Istambul Maltepe

A formação feminina do JAC Alcanena perdeu este sábado frente às Turcas do Istambul Maltepe, por 40-29, em jogo da primeira mão da terceira eliminatória da Taça Challenge de andebol, disputado em Istambul, na Turquia.
Patrícia Rodrigues, com sete golos, Adriana Lage e Neuza Valente, ambas com seis, foram as jogadoras mais concretizadoras da equipa orientada por Marco Santos, que tem a 16 de Novembro, em Alcanena, a difícil missão de anular a vantagem das Turcas.
A equipa do Istambul Maltepe, que ao intervalo vencia já por 10 golos (23-13), cedo puxou pelos galões de favorita e não deu margem de manobra às Alcanenenses.
Fatma Argun, com 10 golos, foi a jogadora turca mais concretizadora e principal responsável pelo avolumar da diferença entre ambos os conjuntos e que permite ao Istambul gerir uma vantagem de 11 golos para o segundo jogo.
 
(Fonte: O Jogo)

Turquia atrai número crescente de portugueses qualificados

A comunidade portuguesa na Turquia tem vindo a aumentar nos últimos anos, com mais jovens qualificados e profissionais especializados a encontrar oportunidades num país que cresce oito por cento ao ano.
De acordo com dados da embaixada portuguesa em Ancara, existirão 300 portugueses a residir no país, 80 por cento dos quais em Istambul, e uma "população flutuante de 150 pessoas", constituindo uma pequena comunidade de profissionais qualificados ou estudantes, que se move nos meios intelectuais, empresariais e liberais.
Há um "movimento ascendente" no número de portugueses que procura a Turquia, disse em declarações à Agência Lusa o embaixador de Portugal em Ancara, Jorge Cabral, que acompanhou a visita oficial de dois dias à Turquia do ministro da Defesa Nacional, Aguiar Branco, hoje de regresso a Lisboa.
Alguns dos novos membros da comunidade vieram estudar, outros representam empresas portuguesas que decidiram investir na Turquia e outros ficaram "por amor", num país que lhes oferece "conforto e segurança".
No caso de Cláudio Rocha, técnico de manutenção de aeronaves, está em Ancara porque a empresa portuguesa para a qual trabalha ganhou um concurso lançado pelo Ministério da Saúde turco para fornecer um serviço de avião-ambulância.
"Foi a empresa que emigrou e eu vim com a empresa", contou o jovem à Agência Lusa, revelando que irá ficar e constituir família, uma história de amor que começou quando "conheceu uma turca que fala muito bem português".
Cláudio Rocha afirmou-se satisfeito com a perspectiva de futuro na Turquia, considerando que "a maneira de viver turca é boa", garante "uma vida segura e calma" e é fácil arranjar emprego, quando comparado com Portugal.
Na sua área, aeronáutica, é mais fácil na Turquia do que em Portugal, sublinhou, destacando, a título de exemplo, o "grande investimento" do Governo turco na companhia nacional, Turkish Airlines, que foi eleita pelos passageiros como a melhor companhia aérea em 2011 e 2012.
Rui Colaço, 26 anos, licenciado em engenharia de materiais, conheceu a namorada turca na Holanda durante um programa Erasmus, decidindo, algum tempo depois, visitá-la nas férias.
"Vim de férias e não voltei", disse Rui Colaço, sublinhando que demorou apenas quatro meses a arranjar emprego.
 
(Fonte: ionline)

08 novembro 2013

Turkish Airlines Open: Golfista português Ricardo Santos afasta-se dos lugares da frente

O golfista português afastou-se bastante dos lugares da frente da penúltima prova das Final Series do European Tour.
Ricardo Santos teve um dia para esquecer no Turkish Airlines Open. Na quinta-feira, concluíra os primeiros 15 buracos com 6 abaixo do par, o que lhe dava o quarto lugar provisório, à distância mínima do trio de líderes. Nesta sexta-feira, completou os restantes três buracos com 2 acima (bogeys no 7 e 9) e depois fez 3 acima na segunda jornada, caindo para 56.º, com um total de 143 (68-75), 1 abaixo do par 72 do The Montgomerie Maxx Royal, em Antalya.
Na penúltima prova das Final Series do European Tour, o Português está agora a 11 pancadas do quarteto de líderes, constituído pelo Sueco Henrik Stenson (64-68), o Inglês Ian Poulter (66-66), o Francês Victor Dubuisson (67-65) e o Norte-Americano Justin Walters (66-66). Tiger Woods (n.º 1 mundial) segue em quinto, com 133 (70-63), e o inglês Justin Rose (n.º 5), detentor do título, é nono, com 136 (70-66).
(Fonte: Público)

Turquia admite reforçar laços económicos com Portugal

No final da sua visita à Turquia, José Pedro Aguiar-Branco diz que este país "vê em Portugal uma situação optimista no sentido da evolução portuguesa mesmo do ponto de vista financeiro".

A Turquia admitiu reforçar os seus laços económicos com Lisboa, uma vez que reconhece o esforço feito por Portugal de recuperação económica e financeira, indicou o ministro português da Defesa.
De visita à Turquia, José Pedro Aguiar-Branco explicou que o tema da crise em Portugal não escapou às conversas tidas com o Governo turco, empresários e possíveis investidores, mas foi falado "numa perspectiva positiva".
"Não obstante Portugal estar a atravessar um período de grandes exigências do ponto de vista financeiro, o facto de ter sido mantido o seu nível de participação nos compromissos internacionais, nomeadamente no Afeganistão, foi reconhecido como um gesto de grande solidariedade e sentido de responsabilidade por parte de Portugal", acrescentou.
Aguiar-Branco, que disse ter recebido "palavras de grande satisfação e agrado", adiantou ainda que o factor crise em Portugal não está a afastar potenciais investidores.
"Outra expressão que tive de dimensão positiva é que Turquia vê em Portugal uma situação optimista no sentido da evolução portuguesa mesmo do ponto de vista financeiro", concluiu.

(Fonte: TSF)

Aguiar-Branco destaca papel das forças turcas na NATO

O ministro português da Defesa Nacional sustentou hoje que a intervenção da NATO no Afeganistão pode ser considerada "um sucesso" pela "diminuição da ameaça do terrorismo" e destacou o papel das forças turcas na Aliança Atlântica.
José Pedro Aguiar-Branco visitou hoje o 3rd Corps Command, nos arredores de Istambul, Turquia, uma unidade histórica do Exército turco, atualmente quartel-general da Força de Reacção Rápida. Após um encontro com o comandante da unidade, Aguiar-Branco assistiu a uma apresentação das missões realizadas pela força, incluindo no Afeganistão, no âmbito da Força Internacional de Apoio à Segurança no Afeganistão (ISAF), na qual Portugal também participa com um contingente de 128 militares até final de 2014, em missões de treino e formação. Aguiar-Branco defendeu junto do comando dos militares turcos a importância de, até à saída da ISAF do Afeganistão, sublinhar, junto das comunidades internacionais e europeias, o "que pode ser considerado o sucesso da missão". "É importante que as opiniões públicas internacionais e europeias saibam que quando estivermos para sair, no final de 2014, a situação é muito diferente, para melhor, e que foi diminuída a ameaça do terrorismo", argumentou o ministro, em declarações aos jornalistas, depois da visita. Aguiar-Branco elogiou o caráter de "grande solidariedade" das Forças Armadas turcas nas missões que desempenham no âmbito da NATO, destacando em particular o "papel de grande relevo nos teatros de operações como o Afeganistão". "A posição relativa da Turquia na NATO é importante, pelo peso das Forças Armadas turcas na Aliança, pela forma e atitude que têm tido de grande solidariedade, que mostram o empenho desta Aliança no reforço da sua própria potencialidade como instrumento de combate a todas as formas de ameaça que existem à escala global", considerou.
Aguiar-Branco termina hoje uma visita oficial de dois dias a Ancara e Istambul, Turquia, durante a qual foi também assinado um acordo de cooperação que visa dar um impulso político à criação de parcerias entre empresas dos dois países nas áreas das tecnologias e sistemas de informação, entre outras. O ministro da Defesa Nacional adiantou que convidou o seu homólogo turco, Ismet Yılmaz, a visitar Portugal no próximo ano, manifestando-se convicto de que as negociações irão progredir em 2014.
 
(Fonte: Diário Digital com Lusa)

Aguiar-Branco na Turquia: Indústria da Defesa pode ajudar Portugal a sair da crise

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, em visita oficial a Turquia, defendeu que a indústria da defesa pode ajudar Portugal a sair da crise. Aguiar-Branco anuncia que a partir de agora, as empresas portuguesas vão ter mais facilidades para entrar no mercado turco na área específica da indústria de defesa. As barreiras burocráticas foram ultrapassadas e a própria Turquia diz que Portugal não deve desperdiçar esta oportunidade. Uma oportunidade muito valiosa. É assim que as autoridades turcas definem a hipósese agora aberta, com a assinatura de um Acordo entre os dois países na área da indústria da defesa. Portugal precisa de vender e a Turquia, com uma forte aposta na indústria da defesa, com um orçamento que de ano para ano aumenta nesta área, precisa de comprar. O ministro da Defesa assinou com o seu homólogo turco um Protocolo que permite às empresas portuguesas entrarem mais facilmente nesta oportunidade. Às PME basta que estejam registadas na Base Industrial e Tecnológica e, diz o ministro, que se atrevam a entrar neste mercado das indústrias da Defesa. Uma saída para a crise. Os Turcos querem software português, sistemas de comunicação e pediram também informaçoões sobre a possibilidade de negócios na indústria naval.
 
(Fonte: TSF)

07 novembro 2013

Turkish Airlines Open: Golfista Ricardo Santos brilha em Antália














Ricardo Santos ocupava a quarta posição do Turkish Airlines Open quando a primeira volta foi interrompida ao anoitecer, depois de um atraso de três horas, por trovoada.
O Português somava 6 pancadas abaixo do par com 15 buracos jogados no The Montgomerie Maxx Royal (par 72), em Antália, tendo a desvantagem mínima para o trio de líderes, composto pelos ingleses Paul Casey e Steve Webster e o Sul-Africano Darren Fichardt, todos com 7 abaixo. O n.º 1 mundial, Tiger Woods, era 50.º, com 1 abaixo após 10 buracos.
Iniciando a sua prestação no buraco 10 e integrado num grupo com o sueco Alex Noren (seguia com -2) e o alemão Maximilian Kieffer (-5), Santos nem começou bem, já que marcou um bogey 6 logo no buraco 11. Mas depois cometeu a proeza de marcar seis birdies nos oito buracos seguintes, incluindo quatro consecutivos entre o 12 e o 15. E faria o seu sétimo birdie do dia no 5. Nesta sexta-feira de manhã jogará o 7, o 8 e o 9 para concluir a primeira volta.  
Esta é a penúltima prova das Final Series do European Tour, a anteceder o DP World Tour Championship, no Dubai, onde competem apenas os 60 primeiros na ordem de mérito do circuito. Santos ocupa a 63.ª posição na tabela monetária (com 489 mil euros em prémios) e precisa de facturar pelo menos 33.274 euros na Turquia para reentrar no top 60. Com 78 jogadores a competir em Antália, o primeiro prémio vale 848 mil euros, o último pouco mais de 5 mil.
Santos encontrava-se nesta quinta-feira empatado no quarto lugar com sete jogadores, sendo que deste apenas o Argentino Ricardo Gonzalez e o Dinamarquês Thorbjorn Olesen tinham fechado a primeira jornada, com 66. Do trio de líderes, todos têm pelo menos mais quatro buracos pela frente.
No grupo mais mediático do dia, Tiger Woods e o Inglês Justin Rose (n.º 5 mundial e detentor do título) mostravam-se desinspirados (ambos com -1) e o Sueco Henrik Stenson (n.º 3 mundial e vencedor da FedEx Cup 2013) somava com -4.
Ricardo Santos está a jogar o seu segundo torneio com Tiger Woods entre a concorrência. No primeiro, em Janeiro, deu boa conta de si ao concluir em quarto lugar, o que lhe valeu um prémio de 101 mil euros, em contraste com Woods, que foi eliminado pelo cut. Agora o Algarvio parece voltar a crescer com a ocasião.
 
(Fonte: Público)

Protestos contra a construção de muro na Síria

A polícia de choque turca usou esta quinta-feira gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar milhares de pessoas que se manifestavam contra a construção de um muro na fronteira com a Síria.
Na cidade fronteiriça de Nusaybin, no sudeste da Turquia, a multidão atirou ‘cocktails’ Molotov e garrafas de plástico aos guardas fronteiriços.
A presidente da Câmara de Nusaybin, situada numa zona maioritariamente curda, esteve em greve de fome nos últimos nove dias, também em protesto, e classificou o procjeto como um “muro da vergonha”.
O Governo turco, que receia que os cidadãos de etnia curda na Turquia se juntem aos curdos do outro lado da fronteira para reclamar a criação de um estado autónomo, negou estar a construir um muro e disse que se tratava de uma vedação de arame farpado.

(Fonte: Euronews)

05 novembro 2013

Adesão da Turquia à UE foi relançada numa conferência em Bruxelas

Com a abertura do capítulo sobre desenvolvimento regional, a União Europeia (UE) e a Turquia esperam encetar uma fase mais dinâmica das negociações com vista à adesão daquele país, iniciadas em 2005.
A conferência ministerial em Bruxelas, esta terça-feira, pôs fim a um longo período de congelamento, realçado pelo ministro turco para os Assuntos Europeus, Egemen Bağış.
“Abrimos este capítulo depois de 40 meses de espera, mas durante esses 40 meses continuámos a trabalhar. Implementámos várias reformas. Uma andorinha não faz a primavera. O capítulo é aberto tardiamente, mas é também sinal de um recomeço. Para a abertura dos restantes capítulos, esperamos o levantamento dos obstáculos políticos”, disse o ministro.
A violência policial contra protestos da oposição, no verão, fez reflectir sobre como ajudar a Turquia no processo de democratização, nota a analista Amanda Paul.
“É muito importante que sejam abertos em breve os capítulos 23 e 24 porque tratam das questões fundamentais dos direitos humanos e da justiça. A UE pede à Turquia que percorra esse caminho, mas mantém aceso o semáforo vermelho. A UE tem que desbloquear esses capítulos e dar à Turquia os parâmetros adequados o mais rapidamente possível”, explicou.
Mas ainda há muito caminho a percorrer, como refere a correspondente em Bruxelas, Gülsum Alan: “A Turquia iniciou o processo de negociação ao mesmo tempo que a Croácia, que já é estado-membro, mas até agora só fechou um dos 35 capítulos da negociação. Para se tornar um membro pleno da UE terá de negociar e fechar os restantes 34”.
 
(Fonte: Euronews)

01 novembro 2013

Ireneu Barreto recebeu embaixadora da Turquia

O Representante da República para a Madeira recebeu hoje, pelas 10 horas, no Palácio de São Lourenço, em audiência, a embaixadora da República da Turquia em Portugal, Ebru Barutçu Gokdenizler.

(Fonte: dnotícias)