29 março 2013

Erdoğan joga ás curdo

O apelo feito na semana passada a partir da prisão pelo líder histórico dos rebeldes curdos para que os combatentes baixem as armas e abandonem a Turquia abre novas perspectivas para a consolidação de Ancara como potência regional e para a afirmação do projecto de poder do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan. Ocalan, detido desde 1999 na ilha-prisão de Imrali, onde passou dez anos em solitária, pediu o fim do conflito armado que matou mais de 40.000 pessoas nos últimos 30 anos, dizendo ser hora de uma luta meramente "democrática e política". O anúncio, dito "histórico" pelo próprio dirigente do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) mas não verdadeiramente inédito, terá sido o culminar de negociações entre Ocalan e Erdoğan, que se fez representar ao longo dos últimos meses em Imrali através do chefe da secreta turca Hakan Fidan. Este avanço, impensável há menos de um ano perante a intensificação dos combates entre o exército turco e o PKK nos dois lados da fronteira com o Iraque, surge com o actual processo de revisão constitucional em Ancara como pano de fundo.
Erdoğan, líder de um partido islâmico moderado, quer rever as bases da república secular proclamada por Mustafa Kemal Atatürk em 1923, dando mais espaço à prática religiosa e retirando poder às forças armadas. Para tal, e perante a oposição do centro-esquerda laico, necessita do voto do partido pró-curdo Paz e Democracia. Em troca, a mais numerosa minoria etnica da Turquia poderá obter novas garantias constitucionais ao nível dos direitos culturais e de cidadania. Actualmente, a lei kemalista consagra o país euro-asiático como uma nação etnicamente homogénea. Tal seria suficiente para satisfazer a maioria dos curdos da Turquia, hoje mais interessados na autonomia do sudeste do país, onde são maioritários, do que num estado independente. A concretizar-se a trégua e uma possível troca de prisioneiros (possivelmente com a inclusão de Ocalan), o primeiro-ministro turco conseguiria ainda desarmadilhar uma crescente ameaça por parte da Síria e do Irão, países suspeitos de instrumentalizar a causa curda na sua oposição à agenda de Ancara para o Médio Oriente. Deste modo, o maior dos povos sem pátria continuaria a sê-lo. Pelo menos, enquanto o Curdistão iraquiano não romper definitivamente com Bagdade. É naquela região do nordeste do Iraque que os curdos gozam hoje de maior autonomia política, bem como de uma relativa prosperidade proporcionada pelo petróleo. Também neste caso, beneficiados por recentes acordos com Ancara, que desde 2012 importa crude daquela região e planeia agora a construção de oleodutos e gasodutos que irão impulsionar as exportações curdas.

(Fonte: Sol)

28 março 2013

Turquia nega deportação de refugiados sírios

A Turquia nega a deportação de refugiados na sequência dos incidentes no campo de Akcakale, mas testemunhas afirmam ter visto centenas de Sírios a serem transportados em autocarros até à fronteira. O Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas declarou estar "muito preocupado" com os relatos que dão conta de "sérios incidentes e de possíveis deportações". A porta-voz de António Guterres explicou que "se aconteceram, as deportações para a Síria são contrárias aos princípios do direito internacional". O Alto Comissariado recorda que "os refugiados têm a responsabilidade de respeitar a lei na Turquia" e encoraja o "sistema de justiça da Turquia a aplicar a lei para punir crimes que sejam cometidos". Quarta-feira registaram-se algumas escaramuças, a que a polícia respondeu com canhões de água. As fontes divergem sobre se os confrontos foram provocados pela morte de uma criança num incêndio numa tenda ou porque os guardas barraram a entrada no campo a cerca de 200 refugiados.

(Fonte: Euronews)

27 março 2013

Menino português está na Turquia para ser operado a tumor cerebral

Chama-se Diogo Neto, tem três anos de idade e vive em Braga. É uma criança alegre que gosta de fazer o que qualquer menino da sua idade faz. Porém, o Diogo luta contra uma doença terrível que lhe foi diagnosticada há cerca de dois anos: um tumor no tronco cerebral. Depois de ter sido submetido a diversos tratamentos no Hospital de São João, no Porto, o menino bracarense está agora na Turquia para ser submetido a uma intervenção cirúrgica urgente e muito delicada. Vai ser operado por um neurocirurgião, especialista neste tipo de intervenções, em Istambul. O rosto de Diogo Neto saiu do anonimato há alguns dias, quando o treinador de futebol Carlos Carvalhal divulgou no Facebook uma imagem sua com o menino, apelando à solidariedade de todos. Ontem à tarde, o apelo solidário de Carvalhal tinha já mais de cinco mil partilhas naquela rede social. "Este menino é o Diogo Neto, tem três anos e um tumor no tronco cerebral. Precisa de fazer uma cirurgia muito delicada e urgente na Turquia. O montante é significativo mas se muitos puderem contribuir com pouco pode-se chegar a muito.... Salvar a vida deste menino!", escreve o treinador na sua página social. Para ajudar o menino foi aberta uma conta na Caixa Geral de Depósitos (CGD), em nome de Diogo Neto, com o NIB 003507570000533070022. Pouco ou muito o importante neste momento é ajudar a família do Diogo a suportar as elevadas custas inerentes a esta cirurgia que lhe pode salvar a vida. "Hoje são os pais do Diogo, amanhã poderá ser um de nós... Ajudem de alguma forma por favor, nem que seja a reencaminhar esta mensagem. Abraço", escreve ainda Carlos Carvalhal no Facebook. O Diogo e os pais chegaram anteontem à Turquia, onde deverão permanecer pelo menos um mês. Em Braga, o avô contou que a família está sensibilizada com as demonstrações de carinho e o apoio que tem recebido. "O Diogo é um menino muito activo, muito inteligente, muito criativo. É uma criança com muita vida", conta o avô. A mesma fonte revela que o treinador Carlos Carvalhal, que já dirigiu equipas de futebol turcas, é seu amigo e desempenhou um papel importante servindo de ponte entre a família de Diogo e a Turquia. O avô explica ainda que a campanha de solidariedade nasceu precisamente por iniciativa de Carlos Carvalhal, com o consentimento dos pais. À distância, o avô acompanha o desenrolar da situação e aguarda pelo regresso do neto curado.
 
(Fonte: Correio da Manhã)

Allianz vai comprar a maior seguradora turca

A Allianz assegurou a posição de liderança no mercado de seguros turco ao concordar com a compra da Yapi Kredi Sigorta (YKS) por cerca de 1,6 bilhão de liras turcas (833 milhões de dólares). A maior seguradora da Europa disse nesta quarta-feira que vai comprar uma participação de 93,9 por cento na seguradora turca do banco local Yapi Kredi Bank. Após fechar o negócio, o grupo alemão fará uma oferta pública obrigatória para a fatia de 6,1 por cento restantes. A população crescente da Turquia e padrões de vida em ascensão ocasionaram um aumento abrupto na demanda por seguros de carros, propriedades, saúde e de vida, mas a competição de preços entre seguradoras é intensa e muitas sofreram perdas em anos recentes. A aquisição é o maior negócio da Allianz desde 2007 e utiliza mais de dois terços dos cerca de 1 bilhão de euros (1,3 bilhão de dólares) que o grupo separou como orçamento para aquisições. O Yapi Kredi Bank, pertencente ao grupo turco Koç Holding e à italiana UniCredit, disse na terça-feira que negociações sobre a venda da sua unidade de seguros continuavam, após fontes terem dito à Reuters que a Allianz havia concordado em comprá-la.
 
(Fonte: Exame)

26 março 2013

Futebol Sub-20: Portugal empatou com a Turquia em Istambul

Portugal empatou esta terça-feira com a Turquia 1-1, com um golo de Agostinho Cá no período de compensação, em jogo particular de futebol de sub-20, disputado em Istambul. O golo do jovem jogador do Barcelona só apareceu ao minuto 90+2, anulando a vantagem turca, que durava desde o golo de Ercan Pulgir, aos 56 minutos. A selecção lusa de sub-20 conseguiu melhorar face ao resultado registado no Sábado, que foi uma derrota por 2-1 ante os jovens turcos. Os pupilos de Edgar Borges preparam o Mundial de sub-20, a disputar na Turquia, de 21 de junho a 13 julho. Portugal integrará o grupo B, sediado em Kayseri, juntamente com Cuba, Coreia do Sul e um dos semi-finalistas do campeonato africano do escalão, a decorrer.
 
(Fonte: Sapo)

Badminton: Bruno Carvalho passa 1.ª ronda em Ancara

Os portugueses Bruno Carvalho e Sónia Gonçalves passaram esta terça-feira a primeira ronda do quadro de singulares do Campeonato da Europa de Juniores Turquia'2013 em badminton, que se está a disputar em Ancara.
Bruno Carvalho derrotou, no quadro de 128, o Romeno Adrian Dereli, por 21-18 e 21-4. Quanto a Sónia Gonçalves, passa a fase do quadro de 128 sem jogar, já que a adversária designada, a Norueguesa Cathrine Fossmo, não compareceu.
Em pares mistos, a dupla portuguesa ficou isenta da ronda inicial e joga na ronda de 64 contra os Austríacos Dominik Stipsits e Nathalie Ziesig. O Europeu junior de badminton disputa-se na capital turca até domingo.

22 março 2013

Cessar-fogo do PKK: Ancara espera retirada de separatistas até ao fim do ano

O anúncio de cessar-fogo dos separatistas curdos foi acolhido pela imprensa turca como um gesto histórico, não deixando de sublinhar as dificuldades do futuro processo de paz. Face a uma declaração determinada mas vaga em muitos detalhes por parte do líder do PKK (Partido dos trabalhadores do Curdistão), Abdullah Öcalan, o primeiro-ministro turco tentou hoje avançar um calendário para a retirada dos guerrilheiros do país, até ao final do ano. Em Istambul, um residente mostra-se revoltado: "Temos de pensar em todos os mortos deste conflito. E agora vemos um prisioneiro, o líder do PKK, a dirigir a república turca. Nós somos contra este processo, queremos a paz mas não assim. Três membros da minha família foram mortos pela guerrilha". Depois de saudar o gesto de paz dos separatistas, o primeiro-ministro turco deixou também um aviso de que não tolerará novas acções por parte da guerrilha do PKK, rejeitando a criação de uma comissão parlamentar para mediar as discussões com a guerrilha, lideradas até agora pelo governo. Para uma analista turca, "o processo de paz pode também ser beneficiado com a revisão constitucional em curso que vai dar mais importância ao parlamento, deixando as negociações de estarem apenas nas mãos do partido governo". O correspondente da euronews na Turquia lembra que "o apelo de cessar-fogo de Öcalan foi acolhido com optimisto e esperança, mas os nacionalistas turcos não escondem as suas reservas e querem ver resultados concretos".
 
(Fonte: Euronews)

Israel pede desculpa à Turquia por ataque a navio humanitário

O primeiro-ministro israelita pediu hoje desculpas à Turquia pelo ataque a um navio turco que foi prestar apoio humanitário a Gaza, em Maio de 2010. A embarcação de uma organização não-governamental turca transportava mantimentos para abastecer a população palestiniana, quando foi atacado por militares israelitas. Nove activistas morreram e foi aberto um conflito entre Israel e a Turquia. As relações entre os dois países foram hoje normalizadas, depois de o primeiro-ministro israelita ter telefonado ao homólogo turco com mediação do Presidente Barack Obama. Netanyahu pediu desculpas ao povo turco pelos erros operacionais que levaram à perda de vidas. O entendimento anulou também os processos judiciais turcos contra os soldados israelitas que tinham participado no ataque.
 
(Fonte: Sic Notícias)