07 novembro 2013

Turkish Airlines Open: Golfista Ricardo Santos brilha em Antália














Ricardo Santos ocupava a quarta posição do Turkish Airlines Open quando a primeira volta foi interrompida ao anoitecer, depois de um atraso de três horas, por trovoada.
O Português somava 6 pancadas abaixo do par com 15 buracos jogados no The Montgomerie Maxx Royal (par 72), em Antália, tendo a desvantagem mínima para o trio de líderes, composto pelos ingleses Paul Casey e Steve Webster e o Sul-Africano Darren Fichardt, todos com 7 abaixo. O n.º 1 mundial, Tiger Woods, era 50.º, com 1 abaixo após 10 buracos.
Iniciando a sua prestação no buraco 10 e integrado num grupo com o sueco Alex Noren (seguia com -2) e o alemão Maximilian Kieffer (-5), Santos nem começou bem, já que marcou um bogey 6 logo no buraco 11. Mas depois cometeu a proeza de marcar seis birdies nos oito buracos seguintes, incluindo quatro consecutivos entre o 12 e o 15. E faria o seu sétimo birdie do dia no 5. Nesta sexta-feira de manhã jogará o 7, o 8 e o 9 para concluir a primeira volta.  
Esta é a penúltima prova das Final Series do European Tour, a anteceder o DP World Tour Championship, no Dubai, onde competem apenas os 60 primeiros na ordem de mérito do circuito. Santos ocupa a 63.ª posição na tabela monetária (com 489 mil euros em prémios) e precisa de facturar pelo menos 33.274 euros na Turquia para reentrar no top 60. Com 78 jogadores a competir em Antália, o primeiro prémio vale 848 mil euros, o último pouco mais de 5 mil.
Santos encontrava-se nesta quinta-feira empatado no quarto lugar com sete jogadores, sendo que deste apenas o Argentino Ricardo Gonzalez e o Dinamarquês Thorbjorn Olesen tinham fechado a primeira jornada, com 66. Do trio de líderes, todos têm pelo menos mais quatro buracos pela frente.
No grupo mais mediático do dia, Tiger Woods e o Inglês Justin Rose (n.º 5 mundial e detentor do título) mostravam-se desinspirados (ambos com -1) e o Sueco Henrik Stenson (n.º 3 mundial e vencedor da FedEx Cup 2013) somava com -4.
Ricardo Santos está a jogar o seu segundo torneio com Tiger Woods entre a concorrência. No primeiro, em Janeiro, deu boa conta de si ao concluir em quarto lugar, o que lhe valeu um prémio de 101 mil euros, em contraste com Woods, que foi eliminado pelo cut. Agora o Algarvio parece voltar a crescer com a ocasião.
 
(Fonte: Público)

Sem comentários: