01 junho 2013

Jovens turcos manifestaram-se hoje em Lisboa

Cerca de 20 jovens turcos concentraram-se hoje na Alameda Afonso Henriques, em Lisboa, para expressar solidariedade aos compatriotas que estão em protesto no seu país, acabando por integrar a manifestação europeia contra a 'troika'.
Os jovens turcos, residentes em Lisboa, foram acolhidos na manifestação do movimento "Que se lixe a 'troika'" pelas 18:30, quando o protesto chegou àquela alameda.
Feyda, uma cidadã turca a morar em Lisboa, disse à agência Lusa que estavam concentrados neste local para manifestar "apoio ao seu povo que está a lutar contra a polícia em Istambul".
A jovem, que se manifestou preocupada com a situação vivida em Istambul, considerou que o líder do país "é um corrupto" e "precisa de sair do poder".
O grupo, a maioria estudantes ao abrigo do programa Erasmus, exibia uma bandeira do país e outra portuguesa, além de vários cartazes onde se liam mensagens de apoio aos seus conterrâneos.
Milhares de pessoas ocuparam o Parque Gezi, um dos 'pulmões' de Istambul, em protesto contra um projeto urbanístico, até que na sexta-feira a polícia recorreu ao uso de gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes, que responderam com pedras.
A repressão da manifestação pela força anti-motim da polícia causou pelo menos 20 feridos, 12 em estado grave.
Dezenas de cidades portuguesas, incluindo Lisboa, aderiram ao protesto europeu do movimento "Povos Unidos contra a 'troika'" convocado para hoje.
Realizada em 102 cidades europeias de 18 países, a manifestação visa contestar as políticas que se têm desenvolvido nos países onde a 'troika' do Banco Central Europeu, da Comissão Europeia e do Fundo Monetário Internacional tem intervenção.
 
(Fonte: Dinheiro Vivo)

Sem comentários: