01 junho 2013

Estudantes turcos juntam-se na Covilhã para apoiar manifestantes em Istambul

Um grupo de 15 alunos turcos da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, juntou-se hoje no jardim público da cidade para apoiar com cartazes e palavras os manifestantes que protestam contra o Governo, na Turquia.
Milhares de pessoas ocuparam o Parque Gezi, um dos ‘pulmões' de Istambul, em protesto contra um projecto urbanístico, até que na sexta-feira a polícia recorreu ao uso de gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes, que responderam com pedras.
A repressão da manifestação pela força anti-motim da polícia causou pelo menos 20 feridos, 12 em estado grave.
Alguns alunos turcos com idades entre os 19 e 25 anos que estão a estudar na Covilhã até ao final do semestre têm acompanhado a situação através das redes sociais na Internet, explicou à agência Lusa uma das organizadoras da acção, Sinem Taş, 25 anos.
Depois de tomarem conhecimento dos confrontos e do envolvimento de amigos, decidiram na sexta-feira "fazer alguma coisa para os apoiar", referiu.
Assim, um grupo de 15 estudantes da Turquia reuniu-se durante a tarde de hoje numa zona do jardim público, acompanhado por amigos de outras nacionalidades, com uma bandeira turca de mão em mão, sempre à vista.
Ao mesmo tempo, ergueram cartolinas com várias mensagens em inglês, à vista de quem por ali passava, e trocaram impressões sobre a situação, como constatou a agência Lusa no local.
"Não estás sozinha Istambul" era uma das frases nos cartazes, a par de outras como "em todo o lado há resistência".
Sinem Taş receia que a repressão "seja maior" e esteja "a causar mais vítimas" do que o noticiado: "queremos mostrar-lhes [aos manifestantes] o nosso apoio, a partir de Portugal".
A aluna considera que "a polícia devia parar de atacar quem protesta, devia deixar de interferir nas manifestações", concluiu.
 
(Fonte: Lusa/SOL)

Sem comentários: