06 maio 2013

Presidente turco quer simplificação de entrada de cidadãos da Turquia em Portugal



O Presidente da Turquia, Abdullah Gül, defendeu esta segunda-feira em Lisboa, após um encontro com o homólogo português, Aníbal Cavaco Silva, que deverá haver “reciprocidade” para os cidadãos turcos na entrada em Portugal, e na circulação no espaço europeu.
Desde o início de Março que os cidadãos portugueses podem entrar na Turquia apenas com o bilhete de identidade, apesar de ainda terem de pagar um visto de 15 euros, mas os Turcos ainda estão submetidos ao visto aplicado no espaço Schengen, em vigor maioria dos países da União Europeia (UE), incluindo Portugal.
A questão da circulação de cidadãos turcos na Europa faz parte do actual “processo de diálogo”, que a Turquia considera de particular importância, sobre a abolição total de vistos e liberdade de movimentos dos cidadãos turcos no espaço da UE.
A Turquia iniciou em 2005 negociações oficiais com Bruxelas sobre a adesão à UE, mas a maioria dos capítulos permanece bloqueada, em particular devido o contencioso em torno da ilha dividida de Chipre ou às reservas de diversos Estados-membros.
Abdullah Gül iniciou esta segunda-feira uma visita oficial de dois dias a Portugal, acompanhado por uma delegação empresarial, os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Cultura e Turismo e ainda oito deputados dos quatro partidos com assento no Parlamento de Ancara. O reforço das relações bilaterais, em particular na área económica, esteve no centro do encontro com Cavaco Silva.
“O nosso volume de transações comerciais é de cerca de mil milhões de dólares [762 milhões de euros] e existem várias áreas em que podemos trabalhar em conjunto”, referiu Abdullah Gül em declarações no final da reunião, que se prolongou por cerca de 40 minutos.
“Temos muitas oportunidades de investimento na Turquia e acreditamos que as empresas portuguesas podem beneficiar. Já estamos muito satisfeitos com o investimento português já existente na Turquia em vários sectores, incluindo na energia, e apoiamos estas actividades comerciais”, adiantou. Abdullah Gül recordou ainda que empresários dos dois países possuem um “imenso campo de trabalho” na região do Cáucaso e Médio Oriente.
Ao reconhecer a “grave crise económica” que a União Europeia enfrenta, o líder turco reafirmou o desejo de que Portugal “esteja prestes a emergir da crise em breve” e sublinhou a importância do Fórum empresarial Turquia-Portugal, que decorre terça-feira em Lisboa.

Passos reafirma apoio à adesão da Turquia à UE

Abdullah Gül esteve ainda reunido com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. Os dois governantes destacaram as relações bilaterais e o “potencial a desenvolver” a nível comercial e económico entre Portugal e a Turquia.
O primeiro-ministro sublinhou depois que Portugal “tem uma posição clara de apoio” à adesão da Turquia aos 27. “As negociações prolongam-se há demasiado tempo”, frisou Passos Coelho, acrescentando esperar que a próxima visita do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, a Ancara dê um “novo ‘élan’ às negociações”.
No final do encontro e antes das declarações à imprensa portuguesa e turca, foram assinados quatro instrumentos de cooperação bilateral: militar, diplomático, e nos domínios da educação, ciência e cultura.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros português e turco, Paulo Portas e Ahmet Davutoğlu, respectivamente, assinaram também a declaração de constituição da comissão conjunta económica e de comércio para desenvolver e intensificar as relações económicas entre os dois países.
Na tarde desta segunda-feira, o Presidente turco tem ainda agendado um encontro com a presidente da Assembleia da República e fará uma visita à Câmara de Lisboa.
Na terça-feira, os presidentes turco e português vão encerrar o Encontro Empresarial Portugal-Turquia, no qual serão abordadas oportunidades de negócios e estratégias para o reforço da cooperação empresarial entre os dois países.

(Fonte: Público)

Sem comentários: