06 maio 2013

Presidente turco agradece apoio português e pede "reciprocidade"

Abdullah Gül cumpre uma visita de dois dias a Portugal. Agradeceu o apoio de Passos Coelho à adesão da Turquia à UE e apelou para que entrada de turcos no país deixe de precisar de visto.

O Presidente da Turquia, Abdullah Gül, agradeceu hoje o apoio de Portugal às negociações de adesão à União Europeia e sublinhou que é "fundamental que o processo prossiga o seu curso".
O chefe de Estado turco falava no final de um encontro, em Lisboa, com o primeiro-ministro português, que por sua vez sublinhou a "clara posição de apoio" do nosso país à adesão da Turquia aos 27. "As negociações prolongam-se há demasiado tempo", frisou Passos Coelho, acrescentando esperar que a próxima visita do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, a Ancara dê um "novo 'élan' às negociações". O Presidente turco esteve também com o Presidente da República. No centro deste encontro com Cavaco Silva esteve o reforço das relações bilaterais, em particular na área económica. No final, Abdullah Gül defendeu a existência de "reciprocidade" para os cidadãos turcos na entrada em Portugal, e na circulação no espaço europeu. Desde o início de Março que os cidadãos portugueses podem entrar na Turquia apenas com o bilhete de identidade, apesar de ainda terem de pagar um visto de 15 euros, mas os Turcos estão submetidos ao visto aplicado no espaço Schengen, em vigor maioria dos países da União Europeia, incluindo Portugal. A questão da circulação de cidadãos turcos na Europa faz parte do atual "processo de diálogo", que a Turquia considera de particular importância, sobre a abolição total de vistos e liberdade de movimentos dos cidadãos turcos no espaço da União Europeia.
Abdullah Gül iniciou hoje uma visita oficial de dois dias a Portugal, acompanhado por uma importante delegação empresarial, os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Cultura e Turismo e ainda oito deputados dos quatro partidos com assento no Parlamento de Ancara. Esta tarde, o Presidente turco tem ainda agendado um encontro com a presidente da Assembleia da República e fará uma visita à Câmara Municipal de Lisboa.
 
(Fonte: Expresso)

Sem comentários: