08 abril 2013

Istambul: Tensão no julgamento do caso Ergenekon

Nem a forte presença de forças de segurança demoveu mais de uma centena de manifestantes de tentarem quebrar a barreira policial junto à prisão de Silivri, na Turquia. É aqui que está a decorrer o julgamento de 275 pessoas acusadas de conluio contra o Governo de Ancara.
Os réus fazem parte da chamada rede Ergenekon, uma organização ultra nacionalista que se inspira na doutrina do pai fundador da Turquia moderna, Kemal Atatürk, e estão a ser julgados num tribunal no interior da penitenciária de alta segurança do distrito de Istambul.
Para dispersar os manifestantes, a polícia recorreu a canhões de água e gás lacrimogéneo. O vento forte que se fez sentir empurrou o gás lacrimogéneo para o interior da sala de julgamento, afectando os presentes.
Entre os 275 réus encontra-se o comandante das forças armadas na reforma, Ilker Başbuğ, bem como outras altas patentes militares turcas, e os jornalistas de renome Tuncay Özkan e Mustafa Balbay.
Na sessão do julgamento de 18 de Março o procurador pediu prisão perpétua sem possibilidade de amnistia para 64 dos 275 acusados.
Num outro processo por tentativa de golpe de Estado contra o Governo de Recep Tayyip Erdoğan, cuja sentença foi pronunciada em Setembro do ano passado, a justiça turca aplicou pesadas penas de prisão a mais de 300 oficiais.
 
(Fonte: Euronews)

Sem comentários: