03 abril 2013

Governo turco cria comité de "sábios" para promover processo de paz


"Uma delegação de sábios foi criada (…). É composta por pessoas conhecidas e apreciadas na Turquia, abertas ao diálogo, são artistas, com uma identidade política, empresários, dirigentes ou especialistas de organizações não-governamentais (ONG) ou de centros de reflexão", afirmou o vice-primeiro-ministro, em declarações aos jornalistas, à margem de uma conferência em Ancara.
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, que constituiu a lista das 63 individualidades, vai encontrar-se com o comité de “sábios” na quinta-feira em Istambul. Durante a reunião, o chefe do Governo turco irá debater com as personalidades os princípios da sua missão. “Depois deste encontro, os elementos do comité vão trabalhar e percorrer durante um mês todas as regiões da Turquia, com o objectivo de apresentar, informar e esclarecer a população sobre o processo de resolução” da questão curda, indicou Bulent Arinç. “Vão ser divididos em grupos de trabalho que serão constituídos para cada uma das sete regiões da Turquia. Um presidente, um vice-presidente e um porta-voz foram nomeados”, acrescentou o vice-primeiro-ministro. Entre as personalidades escolhidas para integrar o comité figuram artistas de grande mediatismo como o cantor Orhan Gencebay ou a actriz Hulya Koçyiğit, mas também empresários influentes, como é o caso do antigo representante dos patrões turcos Arzuhan Doğan Yalçindağ, segundo uma lista divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro turco. O grupo integra ainda vários académicos e jornalistas, com uma forte presença das correntes islamo-conservadora, próxima do Governo de Ancara, e liberal.
As autoridades de Ancara estão a discutir há vários meses com o líder rebelde curdo Abdullah Ocalan com o objectivo de acabar com o conflito curdo, que fez cerca de 45 mil mortos em quase três décadas de luta armada. No passado dia 21 de Março, Abdullah Ocalan, de 63 anos, detido na ilha prisão de Imrali desde 1999, assumiu um passo importante no processo de negociações, ao pedir aos rebeldes do PKK para deporem as armas e abandonarem a Turquia. “Chegámos a uma fase em que as armas devem calar-se (…) e os elementos armados devem retirar-se para lá das fronteiras da Turquia”, afirmou então Ocalan numa carta lida por um deputado pró-curdo perante centenas de milhares de pessoas reunidas em Diyarbakir, principal cidade do Curdistão turco. “Este não é um tempo de guerra e luta, mas de alianças e compromissos”, referiu na mesma altura. O anúncio de Ocalan surgiu depois de 2012 ter sido o ano mais sangrento desde o início do século, com 140 soldados e polícias turcos e mais de 500 rebeldes mortos em confrontos no sudeste da Turquia. A rebelião do PKK iniciou-se em 1984 para exigir direitos para os mais de 12 milhões de curdos da Turquia.
 
(Fonte: Lusa)

Sem comentários: