22 setembro 2012

Abdullah Gül felicita José Eduardo dos Santos

O Presidente da Turquia, Abdullah Gül, felicitou ontem o Presidente José Eduardo dos Santos, pela vitória nas eleições gerais de 31 de Agosto último. Numa nota de imprensa, o Chefe de Estado turco diz que, “à luz do sucesso das eleições gerais de 31 de Agosto de 2012, em nome do povo turco e em meu próprio nome, felicito de coração o Presidente eleito e desejamos a continuação da Sua Alta Missão”. O Presidente Abdullah Gül deseja que Angola beneficie da experiência de liderança do Presidente José Eduardo dos Santos para conquistar um “futuro próspero em paz e com estabilidade”. O estadista turco disse que “acredita piamente que neste novo mandato a cooperação amistosa existente entre os dois países será conjuntamente reforçada com base na confiança mútua”, acrescentando votos de “bem-estar e prosperidade” aos angolanos.
 
(Fonte: Jornal de Angola)

20 setembro 2012

Presidente da República recebeu Ministro dos Assuntos Europeus da Turquia

O Presidente da República recebeu, em audiência, o Ministro dos Assuntos Europeus da Turquia, Egemen Bağış.

(Fonte: Presidência)

16 setembro 2012

Voleibol: Portugal perdeu com a Turquia em Ancara

A selecção portuguesa de voleibol falhou hoje a hipótese de marcar presença no Campeonato da Europa de 2013, ao perder com a Turquia, por 3-1, em Ancara, na derradeira jornada do Grupo A da fase de qualificação.
Portugal entrou para a última ronda a um ponto da Bielorrússia e com a hipótese matemática de conquistar o apuramento directo, mas a derrota averbada com a selecção anfitriã ditou a descida ao terceiro posto e a consequente eliminação.
Os beneficiários da jornada foram os Turcos, invictos nos três jogos realizados em Ancara, que depois de entrarem para este segundo torneio na última posição lograram ascender ao segundo posto e garantir a presença no "play-off".

(Fonte: Visão)

14 setembro 2012

Portugal venceu a Bielorrússia na Turquia

A selecção portuguesa de voleibol venceu esta sexta-feira a Bielorrússia, por 3-2, em Ancara, na Turquia, e mantém-se na corrida por uma das vagas em disputa para o Campeonato da Europa de 2013.
Portugal impôs-se ao até então líder invicto do grupo de apuramento pelos parciais de 25-21, 23-25, 25-23, 20-25 e 16-14, e "vingou" a derrota por 3-0 sofrida no jogo do primeiro torneio, disputado em Vila do Conde.
O encontro foi emotivo e decidido apenas na "negra", na qual Portugal recuperou de uma desvantagem de 4-1, passou para a frente aos 6-5 e "fechou" com um parcial de quatro pontos consecutivos em resposta a quatro consecutivos da Bielorrússia.
O grupo de apuramento para o Europeu 2013 é disputado sob a forma de dois torneios, o primeiro realizado há uma semana em Vila do Conde e o segundo a decorrer até domingo em Ancara, na Turquia.
A Bielorrússia, apesar da derrota, lidera destacada o grupo de apuramento, fruto dos resultados alcançados no torneio de Vila do Conde, onde se impôs a Portugal por 3-0.
Portugal, tal como a Bielorrússia, também soma apenas uma derrota ao fim de quatro jornadas, mas contabiliza menos quatro pontos do que os dez averbados pela selecção da Bielorrússia.
A selecção portuguesa defronta sábado a Grã-Bretanha, que tem surpreendido com a obtenção de resultados de relevo, e encerra domingo frente à difícil selecção anfitriã da Turquia.
A vitória no grupo, que dificilmente escapará à Bielorrússia, garante a presença directa na fase final, enquanto o segundo classificado irá disputar uma última hipótese de acesso através de um "play-off".

(Fonte: RTP)

13 setembro 2012

Guterres e Jolie agradecem generosidade da Turquia



O Alto Comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, e a actriz norte-americana Angelina Jolie agradeceram hoje à Turquia e ao povo turco pela generosidade com que criaram campos para os refugiados sírios.
Guterres sublinhou o "exemplo de generosidade" da Turquia, embora assinalando que o povo sírio "tem direito" a ela. Jolie afirmou que os campos "são impressionantes", adiantando não ter visto "nada semelhante noutros sítios".
A Turquia acolhe atualmente 80 177 refugiados sírios em 12 campos.
O agradecimento "à Turquia e ao povo turco", que abriram as fronteiras às pessoas afectadas pelo conflito sírio, foi divulgado pela agência noticiosa turca Anadolu.
Angelina Jolie, embaixadora de Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), disse que no ano passado, em Junho, visitou um campo de exilados sírios, assinalando que "agora há dez vezes mais refugiados".
"Estamos em dívida. Falei com muitas famílias e com crianças. Eles também estão em dívida com o povo e o Governo turcos. Estão comovidos e estão muito preocupados com o que se passa na Síria, com os familiares que ainda lá estão," disse ainda.

(Fonte: Diário de Notícias)