18 dezembro 2012

As empresas portuguesas que vendem na Turquia

Portugal tem estado na moda na Turquia nos últimos anos mas ao contrário de outros locais, o país não é famoso pelo Vinho do Porto ou pelo fado, mas pelos portugueses que militam na equipa do Bşsiktaş, uma das principais do país.
Hugo Almeida e o médio Manuel Fernandes são dois dos ídolos dos adeptos da equipa conhecida como "Águias Negras", que joga no estádio Inönü que Pelé considerou como sendo o "mais belo da Europa".
A nível empresarial a situação é semelhante, existindo poucas empresas lusas num país sete vezes maior do que Portugal e com um número de habitantes oito vezes mais elevado, mas que surgem em posições de destaque.
Durante a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros ao país em Abril, o ministro turco para o Desenvolvimento revelou que existem actualmente apenas 26 empresas nacionais a actuar na Turquia.
"Só temos 26 empresas portuguesas na Turquia, no sector bancário, cimento e energia, mas há mais potencial na Turquia, pois ambos os países dependem de gás natural e petróleo, o que traduz uma oportunidade de trabalho conjunto", revelou então Cevdet Yilmaz.
Tal como no Beşiktaş, as empresas nacionais são poucas mas destacam-se das demais, como no caso da Cimpor (cimentos), BCP (banca), Tim WE (conteúdos digitais para telemóveis), Mota Ceramics (material construção), Emparque (gestão parques estacionamento), OAT (retalho, têxteis-lar e cerâmica decorativa) e Sparks (componentes eléctricos).
A TIMWE esteve em destaque recentemente no país tendo lançado duas aplicações com base na tecnologia NFC para um novo sistema comercial de porta-moedas móvel, estando já em utilização pela operadora de telecomunicações Turkcell.
Também a tecnológica portuguesa Altitude Software anunciou recentemente que está a investir na Turquia, através de uma parceria com a Alotech, uma empresa turca de integração de sistemas.
 
(Fonte: Dinheiro Vivo)

Sem comentários: