17 maio 2012

Pássaro confundido com espião israelita



Os incidentes diplomáticos começam por vezes pelas razões mais insólitas. A história desta ave é testemunha disso mesmo. O pássaro migratório abelharuco comum (merops apiaster) causou um verdadeiro frenesim numa vila na Turquia. O pássaro foi encontrado morto com um anel de metal na pata, no qual se lia "Israel".
A ave já sem vida foi encontrada caída num campo, e os habitantes chamaram prontamente as autoridades. A suspeita tornou-se maior quando os próprios polícias suspeitaram do animal. "Israel" tinha um bico que foi considerado demasiado grande. Em causa, terão alegado as autoridades, poderia estar a possibilidade do bico da ave esconder um microchip instalado pelo serviço de inteligência de Israel, o Mossad.
O animal acabou por ser levado para peritos governamentais, que depois de vários exames concluíram que "Israel" era afinal só um pássaro fora de rota. Uma conclusão que não convenceu os habitantes de Gaziantep e a própria polícia local. O ministério explicou que era normal as aves migratórias usarem anéis para que as rotas fossem registadas.
Os laços entre a Turquia e Israel deterioraram-se acentuadamente quando nove activistas turcos morreram num ataque de forças de segurança israelita contra um barco que tentava romper o bloqueio à Faixa de Gaza, há dois anos.
O abelharuco comum é um pássaro de cores garridas. Em Portugal, pode ser visto, sobretudo na região do Alentejo, a partir de finais de Março e princípios de Abril até ao mês de Setembro.

(Fonte: TVI24)

Sem comentários: