03 abril 2012

União Europeia: Paulo Portas diz que é conveniente pôr fim ao "impasse" nas negociações para a adesão turca

O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse hoje, na Turquia, que "é de toda a conveniência" para a União Europeia ter "uma atitude aberta nas negociações, em vez de continuar neste impasse" no que se refere à adesão turca.
Depois de um encontro hoje à tarde com o ministro turco para os Assuntos Europeus, Egemen Bağış, no ministério em Ancara, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Portas, sublinhou o muito tempo de arrastamento no processo de negociações para a adesão turca e, sobretudo, a influência que a Turquia tem nos países islâmicos, designadamente naqueles que demonstram com os seus processos revolucionários ou de transição democrática "que o Mundo está a mudar à nossa volta".
"É de toda a conveniência para a União Europeia ter uma atitude aberta nas negociações, em vez de continuar neste impasse. Se a Europa quiser ser um actor internacional de primeiro plano vai precisar certamente de uma boa relação com o país islâmico que é a Turquia, um país islâmico moderado, mas que é capaz de influenciar o resto das sociedades islâmicas," defendeu Paulo Portas.

(Fonte: Lusa)

Sem comentários: