04 abril 2012

AICEP promove "ABC Mercado: Turquia"



Em 2011, e pela primeira vez, o volume de negócios entre Portugal e a Turquia ultrapassou os mil milhões de dólares.
Principal elo de ligação entre o Ocidente e o Oriente na Europa, a Turquia tem-se regido em termos de política económica pelo processo de adesão à União Europeia, com as implicações que daí decorrem: uma maior abertura ao exterior, uma mais exigente disciplina fiscal, um aumento das privatizações e uma maior transparência na despesa pública e nas reformas em curso.
Em 2010, a economia turca foi a que mais cresceu a nível europeu (+8,9 por cento do PIB), tendo continuado a registar, em 2011, um forte crescimento económico (7,8 por cento), impulsionado essencialmente pelo aumento da procura interna e do investimento. O peso das importações turcas tem vindo a aumentar em função do desenvolvimento económico do país. Assim, em 2011, as exportações portuguesas para a Turquia registaram um aumento de 20,4 por cento face a 2010, sendo que os sectores do plástico, das máquinas eléctricas, do papel e do equipamento de telecomunicações dominaram as importações turcas provenientes de Portugal.
Da análise e do cruzamento feito entre a procura turca e a oferta portuguesa, identificam-se como boas oportunidades de negócio na Turquia para as empresas portuguesas os sectores da construção, da energia, do turismo, o têxtil, automóvel, das tecnologias de informação, os bens de luxo, entre outros.
Com o objectivo de fornecer mais informação acerca das oportunidades de negócio neste mercado, a AICEP ( Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) promove o "ABC Mercado Turquia – Oportunidades de Negócio em Dois Continentes", a realizar nos dias 11 e 12 de Abril de 2012, respectivamente no auditório da DRE-Norte, no Porto e no auditório da AICEP, em Lisboa.
Esta acção contará com a participação, do Responsável pelo Centro de Negócios em Istambul, Dr. João Mota Pinto, especialista deste mercado, que dará a conhecer um atractivo conjunto de oportunidades que as empresas portuguesas podem encontrar naquele importante país europeu.
As empresas interessadas podem inscrever-se até às 18H00, do próximo dia 9 de Abril.

(Fonte: Portugal Global)

Sem comentários: