29 março 2012

Miguel Garcia: "Estou muito feliz aqui"



Miguel Garcia, jogador português do Orduspor, concedeu uma entrevista ao Relvado, na qual abordou, entre outros assuntos, a sua experiência na Turquia.

Relvado - Como está a correr a sua experiência no Orduspor?

Miguel Garcia - Está a correr bem e tem superado as minhas expectativas. A manutenção era o nosso objectivo, que já foi alcançado. Agora, ainda estamos a tentar ficar nos oito primeiros, de modo a disputar o play-off, mas será muito difícil, pois estamos a cinco pontos do oitavo classificado... Pessoalmente, joguei 28 dos 32 jogos do campeonato, tenho jogado quase sempre.

R - E o campeonato turco, é competitivo?

MG - Confesso que não o acompanhava muito. Mas estou surpreendido. Não falta competitividade e há muitos bons jogadores e excelentes equipas, como o Beşiktaş, Galatasaray e Trabzonspor. Acho que são equipas que podem lutar pela vitória na Liga Europa.

R - E a cidade, como é?

MG - É uma cidade pequena, que não tem aeroporto, por isso as viagens custam muito, pois as deslocações são muito longas. É uma cidade portuária... Mas confesso que não há muito para fazer... Passo quase todo o tempo com o João Ribeiro [seu colega de equipa].

R - E já "arranha" o Turco?

MG - É complicado, não há palavras iguais ao Português ou ao Inglês. Tenho aulas de Turco uma ou duas vezes por semana, mas é muito difícil falar. Sei apenas algumas palavras.

R - Isso acaba por dificultar a sua adaptação, ou não?

MG - Esta é uma cidade sem turistas e ninguém fala Inglês. É complicado, claro. Ensinaram-me a dizer 'não falo Turco' e quando vou às compras junto tudo no carrinho, digo isso, pago e vou-me embora. Nos primeiros tempos, para comprar telemóvel e outras coisas, tive a ajuda de um intérprete.

R - Os adeptos turcos são conhecidos pelo seu fanatismo. Os do Orduspor também são bastante ferverosos?

MG - São fantásticos! Aqui todos os clubes têm adeptos fabulosos e, ao contrário de Portugal, os estádios estão sempre cheios. O ambiente é sempre óptimo.

R - Tem falado com os outros Portugueses que jogam na Turquia?

MG - Sim, principalmente com o Manuel Fernandes e o Pelé, para além do João Ribeiro. Istambul fica a uma hora de avião, mais uma hora de autocarro, mas às vezes vou lá ter com eles. Temos de 'puxar' uns pelos outros, pois estamos muito longe do nosso país.

R - Pretende continuar no Orduspor na próxima época?

MG - Tenho mais um ano de contrato com o clube e estou muito feliz aqui. O presidente e o treinador também gostam de mim, por isso entre ir para outro clube e não jogar muito, prefiro continuar na Turquia.

(Fonte: Relvado)

Sem comentários: