16 março 2012

Embaixador da Turquia em Portugal: "A Turquia está interessada em juntar-se a uma família com os mais altos padrões de democracia"


A Turquia tem uma situação geográfica única. Faz parte da Europa, integra o mundo muçulmano, está imersa nas tradições da Ásia.
É uma fronteira porosa e estimulante entre diferentes mundos e dois continentes. Ao mesmo tempo é política, económica e militarmente uma potência regional que pretende integrar a União Europeia, mas não esquece as suas ligações às regiões com as quais tem fronteiras históricas. Ali Kaya Savut, o Embaixador da Turquia em Lisboa, fala-nos de todos estes círculos de interesses que se cruzam num país muçulmano e secular, onde o legado de Atatürk é respeitado. Ciente do novo papel da Turquia numa região marcada por inúmeros conflitos e que busca inspiração em modelos com sucesso, fala também das questões curda e arménia, do Iraque, da Síria e das relações com Portugal. E da forma como a Turquia, caso integrasse a União Europeia, a poderia tornar mais diversificada e rica culturalmente, além de mais poderosa em termos políticos e económicos.

Leia aqui a entrevista.

(Fonte: Jornal de Negócios)

Sem comentários: