26 julho 2011

Campeonato da Turquia foi adiado

A Federação Turca de Futebol (TFF) anunciou que, devido a uma investigação que está a decorrer relacionada com alegada viciação de resultados, o arranque da época de 2011/12 da Super Liga e da primeira divisão foi adiado para 9 e 10 de Setembro, respectivamente.
O início da Super Liga estava previsto inicialmente para 7 de Agosto, e a primeira divisão devia começar no dia 14.



(Fonte: RTP / UEFA)

Trabzonspor treinou na Luz

O adversário do Benfica, o Trabzonspor da Turquia, já treinou esta tarde no Estádio da Luz. Foi segundo classificado da Liga turca na época passada, mas acabou com os mesmos pontos do campeão Fenerbahçe. O treinador do Trabzonspor é Senol Gunes, autor da maior proeza da selecção da Turquia, o terceiro lugar no Mundial de 2002. Gunes trouxe para Lisboa os principais reforços para a nova temporada, como o Marfinense Zokora, o Turco nascido na Alemanha, Halil Altintop, e ainda o Brasileiro Paulo Henrique que promete discutir o resultado amanhã na Luz.


(Fonte: RTP)

Turquia confirma diminuição de turistas portugueses em Junho

A Turquia, que era um dos poucos destinos que até ao fim de Maio ainda apresentava crescimento das chegadas de turistas portugueses, teve em Junho um "balde de água fria", com uma queda de 19,4% a partir da qual o balanço do ano passou de positivo (mais 8% nos primeiros cinco meses) a ligeiramente negativo (menos 0,4% no semestre).
As estatísticas publicadas pelo Ministério da Cultura e do Turismo da Turquia indicam que em Junho chegaram ao país menos 1251 turistas portugueses que no ano passado, anulando, assim, o aumento de 1170 que tinha registado nos primeiros cinco meses do ano.
A queda do turismo português na Turquia em Junho já era indiciada pelos dados do Aeroporto de Lisboa, que indicavam que nos charters para Antália tinham viajado em Junho menos cerca de 1000 passageiros (nos dois sentidos) que há um ano.
Esta queda (em 55,2%, para 832 passageiros ida e volta), porém, era contrariada pelo crescimento do tráfego em voos regulares da Turkish Airlines, que em Junho transportou 4692 passageiros nos dois sentidos, mais 24,7% ou mais cerca de 900 que há um ano.
Porém, a Turkish Airlines tem sido uma das companhias a que os operadores portugueses têm recorrido para programar pacotes turísticos noutros destinos, entre os quais o Egipto, que ficou sem ligações directas de Lisboa desde que a EgyptAir suspendeu esta rota na sequência dos acontecimentos que o País viveu em Fevereiro e que levaram ao derrube do anterior presidente Hosni Mubarak.
Ainda assim, apesar do crescimento da Turkish, os dados do Aeroporto de Lisboa indicam que em Junho o número de passageiros dos voos de e para a Turquia baixaram 1,7% em Junho, para 5532 nos dois sentidos, pela queda nos charters, que são operações de “lazer puro”, ou seja, apenas para transportar passageiros de viagens turísticas.
Os dados oficiais da Turquia indicam que em Junho chegaram ao País 5187 turistas portugueses, o que significa que o fluxo recuou para ligeiramente abaixo do nível de 2009, em que foram 5373, anulando por completo o crescimento registado em 2010, em que face ao ano anterior tinha havido um aumento de 19,8% ou 1065, para 6438.
Junho de 2010 tinha sido um bom mês para o outgoing português, com crescimentos acentuados em várias rotas turísticas, o que também influi na queda verificada este ano, embora fontes da operação turística digam ao PressTUR que a principal razão é o impacto das medidas de austeridade e o clima crise que Portugal está a viver.
As estatísticas oficiais turcas mostram ainda que essa queda em Junho levou a que no final do semestre o país registe uma queda ligeira das chegadas de turistas portugueses, em 0,4% ou 81 face a 2010, para 21062, ainda assim mais 16,9% ou mais 3049 que no período homólogo de 2009.
No ano passado, o primeiro semestre foi um período de crescimento expressivo do turismo português na Turquia, com aumentos de 17,4% ou 3130 relativamente a 2009, ano da crise económico-financeira mundial, e em 50,6% ou 7101 face a 2008.

(Fonte: Presstur)

22 julho 2011

Portugal presente no FOJE em Trabzon

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) revelou hoje que a situação económica obrigou a diminuir a representação portuguesa no FOJE (Festival Olímpico da Juventude Europeia), que se realiza entre 24 a 29 de Julho, em Trabzon, Turquia.
"A missão foi encurtada em número de dirigentes, técnicos e atletas devido aos ditames da economia. Seria estranho que em 48 países europeus Portugal primasse pela ausência," declarou Vicente de Moura, na apresentação da delegação portuguesa, no Centro de Estágios e Formação de Rio Maior.
Numa sessão presidida pelo secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Alexandre Mestre, o dirigente do COP explicou que a participação portuguesa em Trabzon, com 27 elementos entre atletas, técnicos e dirigentes, "ronda os 35 mil euros, menos três quartos" do valor despendido na anterior participação, em 2009, na Finlândia.

(Fonte: Diário de Notícias)

20 julho 2011

Turquia cortará relações com a UE em 2012

A Turquia vai cortar relações com a União Europeia (UE) em Julho de 2012. Em causa está o facto de Chipre assumir a presidência rotativa dos 27, no segundo semestre do próximo ano.


(Fonte: RTP)

18 julho 2011

Sporting venceu o Ankaragucu por 3-0

O Sporting venceu esta segunda-feira o Ankaragucu, da primeira divisão turca, por 3-0, com os avançados Hélder Postiga, Van Wolfswinkel (g.p.) e Rubio (g.p) a manterem a veia goleadora evidenciada neste arranque de época. A equipa de Domingos Paciência soma agora quatro vitórias em quatro jogos da pré-temporada e continua sem sofrer golos.
A jogar em 4-2-3-1 (Marcelo Boeck; João Pereira, Carriço, Polga e Evaldo; Rinaudo, Izmailov, Schaars e Yannick; Hélder Postiga e van Wolswinkel), os Leões dominaram totalmente os primeiros 45 minutos e não fosse alguma falta de eficácia podiam ter saído para o intervalo a vencer por um resultado mais dilatado.
Logo aos sete minutos, Hélder Postiga aproveitou a passividade da defesa adversária para inaugurar o marcador, dando sequência a um livre bem executado pelo Holandês Schaars. Pouco depois o avançado internacional português, que já leva seis golos na pré-época, esteve à beira de bisar, mas o poderoso remate de fora da área embateu no poste esquerdo da baliza turca.
Perto do final da primeira parte, Schaars lançou bem Wolfswinkel, o avançado holandês ganhou posição sobre um defesa dentro da área e, quando preparava o remate, acabou por ser derrubado. Na conversão do castigo máximo fez o 2-0.
Destaque, nos primeiros 45 minutos, para o bom entendimento no meio-campo leonino entre Rinaudo, Izmailov e Schaars, e para a pressão exercida pela equipa verde e branca sobre a defesa do Ankaragucu.
Na etapa complementar, o jogo baixou de ritmo e qualidade e as oportunidades escassearam. Num dos raros lances de perigo, Rubio recuperou uma bola à entrada da área turca, isolou-se e ao contornar o guarda-redes foi tocado. O avançado chileno encarregou-se de marcar o castigo máximo e fechou a contagem.

(Fonte: Correio da Manhã)

14 julho 2011

Emboscada do PKK matou 13 soldados turcos

Militantes independentistas curdos mataram 13 soldados turcos e feriram outros sete em confrontos no sudeste da Turquia, noticiou a CNN Turk.
Segundo o site do canal noticioso, os militares foram apanhados numa emboscada na província de Diyarbakir.Um dos militares foi morto de imediato e outro ferido. As restantes baixas foram sofridas durante os combates que se seguiram.
Estes confrontos são os mais sangrentos desde que o PKK (Partido ilegalizado dos Trabalhadores do Curdistão) terminou um cessar-fogo de seis meses no passado mês de Fevereiro.
Este ataque segue-se ao falhanço das negociações entre o Governo e o Partido da Paz e Democracia, pró-curdo, para a libertação de cinco deputados curdos recém-eleitos.

(Fonte: TVI 24/Euronews)

Beşiktaş devolve a Taça da Turquia

O Beşiktaş vai devolver a Taça da Turquia, que ganhou na última época, até o caso de manipulação de resultados em que o clube se viu envolvido estar esclarecido.
O clube turco onde jogam Simão Sabrosa, Hugo Almeida, Quaresma, Bebé e Manuel Fernandes vai devolver à federação da Turquia a Taça da Turquia, conquistada na última época.
A devolução vem na sequência do escandâlo de manipulação de resultados em que o Beşiktaş se viu envolvido, juntamente com mais dezenas de suspeitos, entre eles o presidente do Fenerbahce, que ganhou o último campeonato turco.
A Taça da Turquia só voltará para a posse do clube quando todo o caso for esclarecido. Para tal, é preciso que o vice-presidente do clube, Serdar Adali, e o treinador, Tayfur Havutçu, sejam ilibados de todas as acusações.
O caso pode demorar meses ou anos a ficar concluído.

(Fonte: RTP)

03 julho 2011

Turquia reconheceu oposição líbia

A Turquia reconheceu hoje o Conselho Nacional de Transição (CNT) como o “legítimo representante do povo líbio”, distanciando-se em definitivo do regime de Muammar Khadafi.
A decisão da Turquia — país que há muito defende a partida de Khadafi, mas que criticou o envolvimento da NATO no conflito —foi anunciada pelo chefe da diplomacia, Ahmet Davutoğlu, durante uma visita a Bengasi, a grande cidade do Leste onde a oposição estabeleceu a sua administração paralela.
Falando aos jornalistas, o ministro disse que o seu país pode ainda desempenhar um “papel de relevo” na resolução do conflito e não excluiu mesmo a hipótese de acolher Khadafi no âmbito de um acordo político.
O reconhecimento turco fazia-se anunciar depois de, pela manhã, Ancara ter anunciado que não iria substituir o seu embaixador em Trípoli e poria em prática as sanções económicas aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU em Fevereiro.
A manobra diplomática coincidiu com a chegada a Moscovo do presidente sul-africano, Jacob Zuma, para “discutir a crise líbia”. Não foram divulgados pormenores da visita, que acontece dois dias depois da União Africana ter chegado a um consenso sobre o que poderá fazer para facilitar uma saída negociada para o conflito. A organização decidiu que nada fará para executar o mandado de captura emitido contra Khadafi, mas aceitou o princípio de excluir o líder líbio de futuras negociações — uma proposta já recusada pela oposição.
Contudo, numa entrevista à Reuters, o líder do CNT disse estar disposto a aceitar que Khadafi permaneça na Líbia, na condição de abandonar o poder e ficar “sob supervisão internacional”. Mustafa Abdel Jalil disse que fez a proposta, no mês passado, a um enviado da ONU, mas nunca chegou a receber resposta de Trípoli.
No entanto, nenhuma pressão foi até agora suficiente para forçar Khadafi a um entendimento, tanto mais que a rebelião continua incapaz de fazer progressos significativos. Sexta-feira, os rebeldes foram mesmo forçados a recuar, depois de terem assumido posições a menos de 80 quilómetros a sudoeste de Trípoli. Um porta-voz da oposição garantiu, porém, que “nos próximos dois dias” será lançada uma nova ofensiva nessa frente.

(Fonte: Público)

Turquia na final do Campeonato Europeu de Basquetebol Feminino

Rússia e Turquia vão disputar hoje a final do Campeonato Europeu de Basquetebol Feminino, que está a decorrer na Polónia, após terem vencido a República Checa e a França, respectivamente.
A Rússia, campeã pela última vez em 2003, "cilindrou" a selecção checa, por 85-53, enquanto a Turquia, que antes nunca tinha passado dos oitavos de final, surpreendeu a favorita França, por 68-62, após prolongamento.
A final está agendada para domingo às 18.30, depois de França e República Checa disputarem o jogo da medalha de prata (16.00).

(Fonte: O Jogo)

02 julho 2011

Amares leva Gagarin para a Turquia

Seis alunos da Escola Secundária de Amares partem segunda-feira para a Turquia para defender o título de campeões mundiais de Robótica que decorrem em Istambul até ao dia 12.
Depois de se sagrarem novamente campeões nacionais este ano, Jéssica Costa (9.º ano), José Oliveira, Francisco Neves, Vítor Soares, Tiago Brandão e Rui Brandão (Curso profissional de gestão e programação de Sistemas Informáticos) partem à conquista do segundo título mundial na categoria de Dança Robótica, nível secundário. Participam nestes campeonatos mundiais 400 equipas (num total de dois mil jovens) oriundos de 35 países.
Rui Baptista lembrou que estes jovens prescindem das férias para se prepararem para o Mundial. Este professor coordena o projecto que mereceu rasgados elogios do director da Escola, Pedro Cerqueira, e da vereadora da Cultura e Educação, Sara Leite.
Numa sessão de apresentação do projecto que levam para Istambul, o professor Pedro Cerqueira reconheceu o “elevado nível de qualidade, pois foi o vencedor do campeonato português”.
O director da escola destacou a transversalidade disciplinar do projecto que “envolve saberes de várias áreas, para que os alunos são convocados ao longo do ano.”
A Física, Matemática, Informática e artes são disciplinas que envolvem este robot que sai de uma nave e dança em pleno palco, interagindo com a nave, numa homenagem a Yuri Gagarin, com 1,70 metros de altura. A equipa teve apoio de diversas entidades e empresas, como a Universidade do Minho e a DST, para além da Câmara Municipal.
Associado a outras escolas (Freixo e Vieira do Minho) esta equipa de alunos da Secundária de Amares conseguiu resultados “de excelência que orgulham a nossa escola” concluiu Pedro Cerqueira.
A vereadora felicitou a escola, os professores “que dão tanto de si ao projecto e os alunos e os jovens que dedicaram madrugadas e fins-de-semana a este projecto vitorioso.”
“Estes alunos foram campeões mundiais no ano passado e tenho pena que não tenha sido dado o verdadeiro valor e realce”, lamentou Sara Leite, lembrando que envolve 20 alunos embora apenas seis possam ir ao Mundial.

(Fonte: Correio do Minho)