26 abril 2011

Turquia apoia entrada da Sérvia e Bósnia na UE e NATO


A Turquia quer auxiliar a Sérvia e a Bósnia a integrarem a União Europeia (UE) e a NATO, pois considera estes países como "o coração da Europa" apesar de terem sido palco do maior confronto no continente desde a Segunda Guerra Mundial.
O presidente turco, Abdullah Gül, revelou esta terça-feira o apoio da Turquia aos dois países dos Balcãs, uma região sobre a qual detém uma "influência histórica".
Na sequência de um encontro entre os presidentes dos três países, Gül frisou que "os Balcãs não são o fim da Europa mas antes o seu coração", revelando ser sua intenção "reforçar a cooperação em rumo à resolução de assuntos pendentes".
O encontro, realizado em Karadjordjevo - território sérvio perto da fronteira com a Croácia -, visou a futura entrada da Sérvia e Bósnia na UE e de uma eventual integração no conselho da NATO.
O presidente sérvio, Boris Tadic, abordou o cenário de uma entrada na UE ao afirmar ser "o principal objectivo político", e esperar que a integração suceda "o mais rapidamente possível".
A questão de uma possível entrada na NATO não foi abordada por Boris Tadic. O assunto é sensível na Sérvia devido aos vários bombardeamentos aéreos que a aliança militar ocidental dirigiu ao território em 1999.
Se a entrada da Sérvia da UE tem vindo a ser crescentemente aceite pelos países membros, a situação bósnia carece do mesmo apoio.
A Bósnia tem vindo a evidenciar uma incapacidade em constituir um Governo central, de modo a pôr termo às divisões multiétnicas que afectam a política no país, onde a sua presidência é tripartida por líderes croatas, muçulmanos e sérvios.

(Fonte: Sol)

23 abril 2011

João Pina revalidou o título de campeão europeu de judo em Istambul

Foi na categoria de menos de 73 quilos. João Pina bateu, na final, o Russo Murat Kod-zokov, nos campeonatos que decorrem em Istambul, na Turquia.



(Fonte: RTP)

Casal de Ovar que viaja de bicicleta até Macau já está na Turquia

O casal de jovens que partiu de Ovar em bicicleta rumo a Macau, já pedalou sete meses e após uma alteração no trajecto para evitar a neve, atravessou a Líbia e o Egipto e encontra-se agora em Iskenderum, na Turquia.
Rafael Polónia e Tanya Ruivo garantiram que a viagem tem sido “super pacífica”, mas confessam que os dias de Inverno na Europa foram difíceis. “Atravessar parte de França, a Suíça e especialmente a Alemanha foi mesmo muito complicado. Os piores momentos da viagem foram esses dias de muita neve, com um frio terrível, temperaturas negativíssimas, quedas na estrada, choro pelas dores,” revela Rafael.
Foi essa a razão pela qual os cicloturistas decidiram apanhar um avião em Munique e optar por um trajecto mais a Sul, através do Egipto, onde viveram “cinco semanas sensacionais”, antes do início dos conflitos que levaram à queda do regime.
Na Jordânia continuou “tudo às mil maravilhas” e depois, ao longo dos 37 dias em que estiveram na Síria, os jovens ouviram falar de manifestações, mas não se depararam com nenhuma. “Agora sabemos da situação na Líbia e no Iémen, mas só temos a informação que passa na televisão, nos jornais ou na net,” conta Tanya. “Podemos até parecer egoístas, mas temos tentado estar o mais ausentes possível desse mundo, para que possamos continuar a viagem felizes, sem pensar em problemas,” acrescenta Rafael.
Para os dois ciclistas, que viajam com cerca de 30 quilos de bagagem e dormem numa tenda ou na residência de membros da comunidade Couchsurfing ou Hospitality Club, o aspecto mais positivo da viagem tem sido a reacção das pessoas. “Temos sido alvo de uma hospitalidade fora do comum, como só existe nos países muçulmanos. As pessoas dão tudo o que têm e não têm, abrem as portas de casa, convidam-nos para chá, para jantar, para dormir. É fantástico,” asseguram.
Esse acolhimento ajuda a manter os custos da viagem controlados, embora Tanya admita que “a viagem de avião para o Cairo estragou um bocado as contas”.
A solução foi cortar em gastos como os dos telefonemas em roaming para a família, optando antes por cartões das operadoras dos vários países onde circulam, e conseguiram assim cumprir o orçamento estabelecido, pelo que, à chegada à Turquia, em meados de Março, permitiram-se até “o luxo de ficar num hotel durante dois dias, coisa que nunca acontece”.
A componente técnica da viagem também tem corrido bem: “Até agora, as bicicletas têm trabalhado na perfeição e, fora o normal, que é o óleo, a limpeza e a afinação dos travões, não temos razões de queixa,” diz Tanya. Nessa matéria, Rafael discorda, porque já teve 11 furos, enquanto a namorada se ficou por um. “Não me perguntem porquê, mas tenho a impressão que ela anda a furar-me os pneus enquanto durmo.”
Rafael Polónia e Tanya Ruivo deixaram Ovar a 26 de Setembro e, entretanto, já pedalaram por Espanha, França, Suíça e Alemanha, antes de voarem para o Cairo, de onde continuaram em bicicleta através do Egipto, da Jordânia e da Síria.
Encontram-se agora na Turquia, de onde pretendem seguir para “o norte do Iraque, o Irão, os quatro países da antiga URSS e depois para a China.” Aí o trajecto ainda não está bem definido, mas a ideia é “entrar no Paquistão pelo Norte e descer à Índia, para entrar na China outra vez, mais à frente”.
Data prevista de chegada a Macau: “Antes do Carnaval do próximo ano”.

(Fonte: Público)

22 abril 2011

João Pina revalida título europeu de judo em Istambul



O judoca português João Pina revalidou, esta sexta-feira, o título de campeão europeu na categoria menos 73 kg, ao vencer na final o Russo Murat Kodzokov, nos campeonatos que decorrem em Istambul.
A cerca de um minuto e meio para acabar o combate, João Pina venceu Kodzokov por ippon, num combate em que o judoca luso demonstrou estar melhor fisicamente que o adversário.
João Pina venceu pela segunda vez o adversário russo, depois do combate no Grande Prémio de Roterdão, a 10 de Outubro de 2010.
O judoca português juntou assim a segunda medalha de ouro ao seu currículo, depois de ter conquistado em Abril de 2010, nos Europeus de Viena, aquela que tinha sido até então a mais importante vitória da sua carreira.
João Pina chegou à final ao vencer nas "meias" o Turco Vanlioğlu Hasan, depois de conquistar a poule D, onde derrotou todos os adversários, nomeadamente o Romeno Costel Danculea, o Bósnio Mitar Mrdic e o Holandês Dex Elmont.
Com o ouro de João Pina, Portugal soma três medalhas no Europeu, depois das pratas conquistadas na quinta-feira por Telma Monteiro (menos 57 kg) e Joana Ramos (menos 52kg).
Portugal estará ainda representado no Sábado nos Europeus por Yahima Ramirez, na categoria menos 78 kg.

(Fonte: Jornal de Notícias)

21 abril 2011

Judo português conquista duas medalhas de prata em Istambul



A judoca portuguesa Telma Monteiro sagrou-se, esta quinta-feira, vice-campeã da Europa de menos 57 kg, em Istambul, perdendo a final frente à Austríaca Sabrina Filzmoser. Também Joana Ramos, na categoria menos 52 kg, conquistou a medalha de prata na mesma competição.
O segundo lugar dá a Telma Monteiro a sétima medalha em outros tantos europeus desde 2004, primeiro na categoria de menos 52 kg e depois em menos 57 kg.
No cômputo geral em provas continentais, a atleta conquistou três medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze.
Também esta quinta-feira, outra Portuguesa, Joana Ramos, conquistou a medalha de prata, desta feita na categoria de menos 52 kg. A judoca portuguesa perdeu frente à Francesa Penélope Bonna, que pela terceira vez venceu a lusa.
Joana Ramos chegou à final depois de vencer a poule D, onde afastou a Turca Kubra Cengiz, a Polaca Marta Kuban e a Belga Ilse Heylen.
A judoca de 29 anos qualificou-se para a final ao derrotar a britânica Sophie Cox.

(Fonte: Jornal de Notícias)

Judoca Joana Ramos conquistou medalha de prata em Istambul

A judoca portuguesa Joana Ramos conquistou hoje a medalha de prata na categoria menos 52 kg dos Europeus de Judo, em Istambul, ao perder frente à Francesa Penélope Bonna.
No currículo, Joana Ramos tem, entre outros títulos, a medalha de ouro no Grande Prémio de Abu Dabhi, a 22 de Novembro de 2010, e da Taça do Mundo de Lisboa, em 2009.

(Fonte: Visão)

19 abril 2011

Competição internacional de chefs: Luís Miguel Alves trouxe medalhas da Turquia

A Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa participou na competição internacional de chefs, no âmbito da 10.ª edição da “OTEL 2011” - Feira de Equipamento Hoteleiro e Alimentação. O certame decorreu em Bodrum, na Turquia, entre 30 de Março e 2 de Abril.
O aluno Luís Miguel Alves, que frequenta o 2.º semestre de Gestão Hoteleira – Restauração e Bebidas, ganhou medalha de bronze na categoria “Peixe” e ouro em Melhor Execução de HACCP das categorias peixe e carne.

(Fonte: Turismo de Portugal)

17 abril 2011

Jovens portugueses no campeonato do mundo de robótica em Istambul

Os jovens inventores de robôs do agrupamento de escolas de São Gonçalo de Torres Vedras sagraram-se campeões nacionais de robótica e ficaram apurados para o campeonato do mundo a realizar na Turquia. Com seis equipas a participar, o agrupamento de escolas arrecadou o primeiro lugar no escalão dos 15 aos 19 anos em futebol robótico e busca e salvamento e o segundo lugar, dos 8 aos 14 anos, na categoria de futebol robótico. "Estes resultados são fruto do trabalho que desenvolvemos ao longo de todo o ano," disse à Lusa o coordenador do clube de robótica do agrupamento de escolas, Jaime Rei. O campeonato nacional decorreu no Domingo no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, onde os participantes ficaram apurados para o campeonato do mundo, que se realiza este ano em Istambul, Turquia, entre os dias 5 e 11 de Julho. Com idades diferentes, entre os 10 e os 15 anos, e a frequentar anos de escolaridade que vão desde o 5.º ao 9.º ano, estes jovens têm em comum o interesse pela construção e programação de robôs, um gosto a que estes pequenos engenheiros se dedicam fora do horário escolar e que para alguns começa a ser encarado como uma futura via profissional.

(Fonte: Correio da Manhã)

07 abril 2011

Angolanos disputam final dos 200 metros no mundial da Turquia

Os velocistas angolanos José Sayovo e Miguel Francisco apuraram-se esta quinta-feira para a final dos 200 metros do IV Mundial de Atletismo para Deficientes Visuais, que decorre na cidade de Antália, na Turquia.
A meia-final dos 200 metros foi disputada a duas séries, tendo sido a primeira ganha por Sayovo, secundado pelo seu compatriota Miguel Francisco. Na outra série, Octávio dos Santos não obteve o passe para a final ao classificar-se na terceira posição.
Falando por telefone a partir da Turquia, o seleccionador nacional, José Manuel, explicou que a final dos 200 metros será disputada sexta-feira às 10 horas locais (8 horas em Angola).
José Manuel informou que Angola participa ainda hoje na meia-final de estafeta de 4/100 às 17 horas com os quatro integrantes da selecção nacional, designadamente José Sayovo, Miguel Francisco, Octávio dos Santos e Joaquim Manuel.
José Sayovo arrebatou já neste evento uma medalha de ouro nos 400 metros e outra de prata nos 100, enquanto Octávio dos Santos conquistou o bronze nos 400 metros.
A prova de atletismo termina sexta-feira, neste evento mundial onde também se realizam, entre outras, competições de goalball, ciclismo, halterofilismo e futebol de salão.
Este evento é qualificativo para os Jogos Paralímpicos de 2012 em Inglaterra.
Esta é a quarta participação de Angola numa prova do género. Na terceira edição, em 2007, no Brasil, Sayovo conquistou três medalhas de prata.

(Fonte: Angola Press)

05 abril 2011

Ouro para Luís Gonçalves nos Mundiais IBSA de Antália

O Português Luís Gonçalves conquistou, esta quarta-feira, a medalha de ouro nos 400 metros T12 (amblíopes) dos Mundiais IBSA, para atletas com deficiência visual, que decorrem em Antália, na Turquia.
Luís Gonçalves junta este título ao de campeão do mundo, conseguido em Janeiro na Nova Zelândia, durante os Mundiais de Atletismo do Comité Paralímpico Internacional (IPC), nos quais competem atletas de todas as áreas de deficiência.
O Português, que conseguiu novo recorde pessoal (49,58 segundos), é também campeão da Europa e vice-campeão paralímpico.
A medalha de Luís Gonçalves aumenta para três os ouros conseguidos pelos Portugueses nos Mundiais IBSA, depois dos triunfos de Nuno Alves nos 1500 e 5000 metros T11 (cegos totais). Nos Mundiais IBSA (Associação Internacional de Desporto para Cegos), que reúnem sete modalidades, Portugal está representado apenas no atletismo, por oito atletas.

(Fonte: Jornal de Notícias)

04 abril 2011

Nuno Alves conquistou ouro na Turquia

O Português Nuno Alves conquistou, esta segunda-feira, a medalha de ouro na categoria T11 (cegos totais) nos 5000 metros dos Jogos Mundiais da IBSA, para atletas com deficiência visual, que decorrem na Turquia.
Nuno Alves, que pretende também apostar num bom resultado nos 1500 metros, controlou a prova desde o princípio e, aos 2500 metros, já tinha quase uma volta de avanço sobre os adversários. "Geri bem a prova em termos práticos, deu para controlar, agora é esperar pelos 1500," afirmou o atleta, que concluiu com o tempo de 16.59,39 minutos.
Nuno Alves mostrou-se, naturalmente, satisfeito com a vitória, sobretudo depois de participações menos conseguidas nos mundiais que decorreram em Janeiro, na Nova Zelândia, onde teve uma gripe e correu "com febre". Na prova de Nuno Alves correram apenas três atletas, um Mongol e um Turco, que terminaram nas segunda e terceira posições. O resultado foi homologado e contará para o ranking nacional e internacional, mas Nuno Alves não receberá qualquer prémio monetário do Instituto do Desporto de Portugal (IDP), que, devido a um acordo com a Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes (FPDD), só considera as provas com um mínimo de seis atletas de pelo menos quatro países.

(Fonte: Jornal de Notícias)

03 abril 2011

Navio turco assiste feridos no confronto líbio

Um navio turco com 250 feridos dos combates em Misrata, a terceira cidade da Líbia, é aguardado hoje em Benghazi, o bastião da rebelião, disse à agência Efe um porta-voz do Conselho Nacional Transitório (CNT, oposição). Os feridos da embarcação deverão ser transportados posteriormente para um porto turco para tratamentos médicos devido à sobrelotação dos hospitais de Benghazi, indicou o porta-voz Iman Bugheigis. O mesmo responsável acrescentou ainda que outro navio turco chegou às primeiras horas de hoje ao porto de Benghazi com 75 feridos a bordo, também provenientes de Misrata. Esta cidade é palco há mais de um mês de combates entre as forças rebeldes e as tropas fiéis ao líder líbio Muammar Kadhafi.

(Fonte: SIC)