20 outubro 2011

PKK matou 24 soldados turcos

Um ataque terrorista do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) fez 24 mortos e 18 feridos no sudeste da Turquia. As forças militares do país reforçaram os ataques aos terroristas do PKK.
Vinte e quatro soldados turcos morreram, na passada quarta-feira, vítimas de um ataque terrorista do PKK, na cidade fronteiriça de Çukurca, no sudeste da Turquia.
Cerca de 200 membros do PKK lançaram uma série de ataques simultâneos contra oito postos militares e de polícia durante as primeiras horas da madrugada. Segundo o "Hurriyet Daily News", o objectivo do primeiro ataque era afastar as atenções de outros pontos-alvo, atacando postos policiais e militares na zona centro da cidade. Pouco depois do primeiro ataque, membros do PKK lançaram um novo ataque a um posto militar, localizado a 15 quilómetros do centro de Çukurca, onde teve lugar a grande ofensiva.
Em resposta, as tropas turcas avançaram vários quilómetros no território iraquiano, acabando por atingir pelo menos 21 militantes do PKK.
O ataque registou-se no segundo aniversário da chegada de um grupo de membros do PKK ao Portão Harbur, na fronteira Turquia-Iraque. Oito dos grupos do PKK vieram alegadamente das montanhas Kandil, onde o partido mantém um acampamento, e os restantes de um campo de refugiados em Makhmour, no nordeste do Iraque.
O PKK é reconhecido como grupo terrorista pela Turquia, Estados Unidos e União Europeia.
Abdullah Gül, o presidente turco, visitou os postos militares turcos no fim-de-semana passado, com o objectivo de levantar a moral das tropas. Agora, a Turquia vê-se de luto, em posição de ataque.
Soldados, aviões e helicópteros invadiram o Iraque ontem, horas depois do ataque. O primeiro- ministro, Tayyip Erdoğan disse que a Turquia preparou uma operação de larga escala que inclui "uma forte perseguição dentro dos limites da lei internacional".
O país já pediu à comunidade internacional, em particular à União Europeia e a países vizinhos, apoio na sua luta contra o partido "sem lei".

Luto na comunicação social após ataque do PKK

As rádios e televisões turcas decidiram suspender as suas emissões como forma de luto pelos 24 soldados mortos ontem na fronteira com o Iraque.
Os principais canais cancelaram vários programas e semanais, e um canal de televisão substituiu a programação por uma mensagem contínua de apelo à união dos cidadãos turcos.

(Fonte: Visão)

Sem comentários: