05 setembro 2011

Turistas israelitas retidos no aeroporto de Istambul

Cerca de 40 turistas israelitas foram retidos e interrogados, esta segunda-feira, ao desembarcarem no aeroporto internacional de Istambul, na Turquia.
Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita, Ilana Stein, disse, à agência noticiosa francesa AFP, que "os passageiros que chegaram hoje de manhã num voo da companhia Turkish Airlines foram conduzidos a salas separadas para serem interrogados um por um, após os seus passaportes terem sido confiscados". Adiantou que, passada uma hora e meia, os passageiros recuperaram os passaportes e foram autorizados a partir.
Ilana Stein afirmou que "este é o primeiro incidente deste tipo que nos é relatado e estamos a analisar o caso".
O incidente com os turistas israelitas acontece três dias depois de Turquia e Israel cortarem relações. A ruptura aconteceu depois de Telavive se recusar a apresentar desculpas pelo assalto de um comando da marinha israelita a um navio turco que tentava romper o bloqueio naval à Faixa de Gaza, a 31 de Maio de 2010, em que morreram nove civis.
A Turquia decidiu expulsar o embaixador de Israel em Ancara e congelar as relações militares com o seu antigo aliado estratégico.

(Fonte: Jornal de Notícias)

Sem comentários: