02 julho 2011

Amares leva Gagarin para a Turquia

Seis alunos da Escola Secundária de Amares partem segunda-feira para a Turquia para defender o título de campeões mundiais de Robótica que decorrem em Istambul até ao dia 12.
Depois de se sagrarem novamente campeões nacionais este ano, Jéssica Costa (9.º ano), José Oliveira, Francisco Neves, Vítor Soares, Tiago Brandão e Rui Brandão (Curso profissional de gestão e programação de Sistemas Informáticos) partem à conquista do segundo título mundial na categoria de Dança Robótica, nível secundário. Participam nestes campeonatos mundiais 400 equipas (num total de dois mil jovens) oriundos de 35 países.
Rui Baptista lembrou que estes jovens prescindem das férias para se prepararem para o Mundial. Este professor coordena o projecto que mereceu rasgados elogios do director da Escola, Pedro Cerqueira, e da vereadora da Cultura e Educação, Sara Leite.
Numa sessão de apresentação do projecto que levam para Istambul, o professor Pedro Cerqueira reconheceu o “elevado nível de qualidade, pois foi o vencedor do campeonato português”.
O director da escola destacou a transversalidade disciplinar do projecto que “envolve saberes de várias áreas, para que os alunos são convocados ao longo do ano.”
A Física, Matemática, Informática e artes são disciplinas que envolvem este robot que sai de uma nave e dança em pleno palco, interagindo com a nave, numa homenagem a Yuri Gagarin, com 1,70 metros de altura. A equipa teve apoio de diversas entidades e empresas, como a Universidade do Minho e a DST, para além da Câmara Municipal.
Associado a outras escolas (Freixo e Vieira do Minho) esta equipa de alunos da Secundária de Amares conseguiu resultados “de excelência que orgulham a nossa escola” concluiu Pedro Cerqueira.
A vereadora felicitou a escola, os professores “que dão tanto de si ao projecto e os alunos e os jovens que dedicaram madrugadas e fins-de-semana a este projecto vitorioso.”
“Estes alunos foram campeões mundiais no ano passado e tenho pena que não tenha sido dado o verdadeiro valor e realce”, lamentou Sara Leite, lembrando que envolve 20 alunos embora apenas seis possam ir ao Mundial.

(Fonte: Correio do Minho)

Sem comentários: