03 fevereiro 2011

Violenta explosão em Ancara matou pelo menos seis pessoas



Uma violenta explosão destruiu dois dos quatro andares de uma fábrica em Ancara no final da manhã desta quinta-feira. Morreram pelo menos seis pessoas e 26 estão feridas, duas delas em estado crítico. Cinco trabalhadores estão desaparecidos nos escombros.
A explosão, que ocorreu na zona industrial de Ancara (OSTIM) às 11 horas locais (8 horas em Lisboa), destruiu toda a estrutura de vidro da fachada do edifício e causou danos nas janelas dos edifícios mais próximos. Os carros estacionados nas proximidades também foram completamente destruídos. Oitenta trabalhadores estavam dentro do edifíco à hora da explosão, mas cerca de metade escaparam ilesos.
Vinte e cinco camiões, dez a 15 ambulâncias, equipas da Associação de Busca e Resgate (AKUT) e da Defesa Nacional, assim como do Crescente Vermelho Turco, chegaram ao local a seguir à explosão.
Especulou-se inicialmente que a causa do incidente teria sido a explosão de gás natural comprimido no interior da fábrica. No entanto, o presidente da Câmara de Ancara apontou como causa mais provável a explosão de tanques de gás. Entretanto, o ministro Atalay veio dizer que a causa da explosão ainda estava a ser investigada.
O líder do maior partido da oposição (CHP, Partido Republicano do Povo), Gürsel Tekin, também se deslocou ao local do incidente e disse que "Devem ser levadas a cabo inspecções em locais como este, onde existe indústria e tecnologia. As licenças também devem ser atribuídas após inspecções técnicas." Acrescentou ainda que "Este é um problema em muitas das maiores cidades da Turquia."

Sem comentários: