21 fevereiro 2011

Avião turco não aterra em Benghazi porque aeroporto está controlado

Um avião turco enviado à Líbia para repatriar os cidadãos turcos que estão no país, não pôde aterrar no aeroporto de Benghazi por este estar supostamente controlado por rebeldes.
O canal de televisão turco "NTV" explicou que os pilotos do avião da "Turkish Airlines" não conseguiram entrar em contacto com a autoridade de aviação civil no aeroporto, pelo que se viram obrigados a regressar à Turquia.
O Governo turco, que criou um centro de crise para obter informações sobre os seus cidadãos nos países afectados pelas revoltas, enviará dois navios para retirar os seus cidadãos da Líbia.
Durante o fim de semana, 581 Turcos foram evacuados da Líbia por meios aéreos, e o Governo turco tinha previsto enviar outros quatro aviões para repatriar mais cidadãos turcos da Líbia.
"O primeiro-ministro Erdoğan falou duas vezes com Kadhafi, que lhe assegurou que fará tudo para garantir a segurança e a vida dos cidadãos turcos na Líbia," explicou hoje, Zafer Çağlayan, ministro de Estado.
Os testemunhos dos Turcos na Líbia descrevem uma situação de caos, em que as forças opositoras ao regime assumiram o controlo de grandes cidades. "A cidade está sob controlo dos grupos opositores. Não nos deixam sair. Estamos no local de trabalho e alguns escritórios foram queimados. Há dois dias que não temos comida. A água quase acabou e também o combustível," explicou em declarações à "NTV" Ferhat Karsli, um trabalhador turco que está na cidade líbia de Jalu, a cerca de 400 quilómetros a sul de Benghazi.

(Fonte: Angola Press)

Sem comentários: