31 outubro 2010

Israel pede boicote do turismo para a Turquia

O ministro do Turismo de Israel apelou hoje aos Israelitas para que não viajem para a Turquia em turismo, após a comunicação social israelita ter noticiado que a Turquia classificou Israel como “uma ameaça estratégica”.
Stas Mesezhnikov afirmou que, apesar das relações com a Turquia serem importantes para Israel, este país “deve ser boicotado totalmente como destino turístico” para defender a honra do país.
O governante não dispunha de estatísticas sobre o turismo entre os dois países, mas as operadoras turísticas reportaram uma grande queda na procura de viagens para a Turquia, um destino que já foi muito popular da parte dos Israelitas.
As relações entre os dois países voltaram a ficar tensas em Maio, após o ataque da marinha israelita a uma embarcação turca que queria furar o bloqueio à Faixa de Gaza (imposto por Israel) em alegada missão humanitária, que provocou nove mortes.

(Fonte: Lusa, Correio do Minho)

Beşiktaş vence antes de ir ao Dragão

O Beşiktaş bateu este domingo o Sivasspor por 2-1, num jogo em que Quaresma ainda não foi opção por estar lesionado. A formação turca construiu a vitória na primeira parte, com dois golos nos primeiros 23 minutos, mas acabou o jogo a sofrer.
Logo aos cinco minutos, Bobô finalizou à boca da baliza um cruzamento da esquerda de Tabata e abriu o marcador. Mais tarde foi Necip a marcar, outra vez com Tabata na jogada: o Brasileiro cruzou, o Sivasspor aliviou mal e Necip corrigiu para golo.
Na segunda parte o treinador do Sivasspor mexeu no onze, colocou em campo Suarez e os resultados foram óbvios: os visitantes tornaram-se ameaçadores. Aos 67 minutos, o mesmo Suarez reduziu a desvantagem, já depois de Yıldız ter falhado à boca da baliza.
Bernd Schuster foi rápido a mexer na equipa, tirou Guti e Holosko para fazer entrar Nihat e Şimşek, o que permitiu ao Beşiktaş manter mais posse de bola. Os adeptos, esses, só respiraram após o apito final, quando ficou garantida a vitória pela margem mínima.
Com esta vitória o Beşiktaş somou a quinta vitória em dez jogos e subiu ao sexto lugar com dezasseis pontos. Ainda assim menos oito (muito longe, portanto) do líder Bursaspor, do ex-portista Stepanov. O Sivasspor continua a ser antepenúltimo classificado.

(Fonte: Mais Futebol)

22 outubro 2010

Comércio turco-angolano avaliado em 200 milhões de dólares anuais

O embaixador da Turquia em Angola, Hamit Osman Olcay, deu a conhecer nesta quarta-feira, em Luanda, que o volume de negócios entre os dois países está avaliado em 200 milhões de dólares anuais.
Hamit Osman Olcay, que falava à Angop, por ocasião de mais um aniversário da Declaração da República, que se assinala no próximo dia 29 de Outubro, referiu que existe a possibilidade de se manter ou ultrapassar este valor, tendo em conta o interesse do seu país em ampliar as áreas de investimento em Angola.
Hamit Osman Olcay disse que os negócios da Turquia com Angola inscrevem-se em sectores como os de construção civil, saúde, energia, indústria e comércio.
O diplomata considerou um privilégio o facto da Turquia fazer parceria com Angola, um país, na sua óptica, "com uma economia forte", e que tem sabido aproveitar todas as oportunidades de negócios que lhe são apresentadas pelas instituições turcas.
Na ocasião, Hamit Osman Olcay deu a conhecer que os dois países estudam a assinatura de um protocolo de cooperação bilateral mais abrangente, como forma de corresponder a uma proposta neste sentido feita pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Angola.
O diplomata prevê que o referido instrumento de cooperação bilateral venha a ser assinado já no próximo ano "durante a visita de autoridades turcas a Angola".
Em 2008, durante a Cimeira Turquia-África, o país euroasiático manifestara interesse em assinar um acordo de cooperação no domínio económico, comercial e tecnológico, "por forma a participar directamente no processo de desenvolvimento em curso em Angola". Os princípios gerais de cooperação estariam, então, contidos no documento que foi assinado por Irene Neto, na altura vice-ministra dos Negócios Estrangeiros de Angola, e por um membro do Governo da Turquia.

(Fonte: Sol/Angop)

21 outubro 2010

Francisco Lobato brilhou na regata "La WOW Cap Istanbul"

Depois de um intenso e emocionante campeonato francês de vela oceânica em solitário, Francisco Lobato prepara-se já para novos voos, quase sem tempo para saborear a derradeira “vitória” na inacreditável regata “La WOW Cap Istanbul”, onde a prestação do português foi pontuada por incríveis prestações e inacreditáveis azares ora terminando nos lugares cimeiros, ora de vez em quando, pregando sustos aos imensos fãs que o seguiam on-line, atirado por vezes para longe do início da frota.
No prólogo da Cap Istanbul, Francisco Lobato dominou sábado as águas do Bósfaro que banham a bela cidade de Istambul e ficou em segundo lugar na mini-regata de encerramento onde os velejadores solitários passam a ser skippers de equipas, aproveitando para levar a bordo familiares, amigos, embaixadores dos seus países ou patrocinadores.
“Acabou ontem [sábado] a "Cap Istanbul", com uma prova de encerramento, o "Postlogue", que se desenrolou em Istambul, no Bósforo - estreito que separa o Mar de Mármara do Mar Negro - com um grande tráfego de navios e que foi fechado exclusivamente para esta regata. Foi curioso navegar neste estreito e cruzar bordos junto aos restaurantes e grandes casarões nas margens. Levava a bordo quatro convidados do meu patrocinador ROFF e juntos conseguimos um óptimo 2.º lugar da geral, para encerrar esta longa prova que atravessou diversos países e mais parecia um Paris-Dakar”, declarou Francisco Lobato, acrescentando: “Na cerimonia da entrega de prémios, foi a simpática embaixadora de Portugal na Turquia, que nos entregou o troféu de 2.º lugar, após ter seguido e apoiado toda a regata num barco da organização.”
O velejador português aproveitou para fazer um resumo de todo o campeonato, onde participou pela primeira vez, e deixou uma séria garantia: “Com esta prova terminei o campeonato de vela oceânica em solitário. Entre muitos altos e baixos, regatas boas e más, levo comigo uma quantidade de pontos positivos que ultrapassam largamente os negativos. Prova disso é ter liderado todas as etapas, durante bastante tempo, cometendo sempre alguns erros que me impediram de alcançar a vitória. Durante este Inverno vou ter oportunidade de trabalhar estes temas e estou altamente motivado para, na próxima época, lutar pelos pódios e não deixar fugir de novo os lugares de topo.”
Entre os 26 concorrentes, Francisco Lobato conquistou o 12.º lugar da geral e foi 2.º Bizuth (iniciado) por 1 min 43s.
(Fonte: Náutica Press)

FC Porto venceu o Beşiktaş

Terceiro jogo em Istambul, terceira vitória. O FC Porto confirmou ontem que se dá bem com os ares da Turquia ao conseguir uma importante vitória sobre o Beşiktaş, por 3-1, no "inferno" do Estádio Inönü. Apesar de ter terminado o jogo reduzido a nove jogadores, o FC Porto foi quase sempre superior e, três anos depois, os adeptos do Beşiktaş renderam-se novamente aos "azuis e brancos".
As suspeitas de Villas-Boas, que disse ter "informações contraditórias" sobre a enorme lista de lesionados do Beşiktaş, eram infundadas. Os turcos não fizeram bluff e todos os nomes apontados como indisponíveis ou em dúvida para o jogo ficaram de fora. Sem "surpresas de última hora", Bernd Schuster jogou com o que tinha. E não era muito. Sem Quaresma, Guti, Holosko, Ferrari, Aurélio, Güven, Dağ e Tekke, sobravam ao treinador alemão 15 jogadores. Schuster remendou as sobras como pode e no banco tinha apenas o veterano guarda-redes Rüştü e três defesas.
O problema para Villas-Boas era diferente. Com o plantel na máxima força - excepção para Mariano -, o treinador do FC Porto colocou em campo a equipa previsível. Depois da noite de pesadelo em Guimarães, Fucile perdeu o lugar para Sapunaru, Cristian Rodríguez confirmou o estatuto de titular na Liga Europa e, no centro da defesa, Rolando fez dupla com Maicon. Nenhuma surpresa e a receita de sempre: posse de bola, futebol curto e apoiado.
Apesar das limitações - no relatório de Villas-Boas estaria certamente a referência que, sem Guti e Quaresma, os turcos são uma equipa frágil e limitada -, o Beşiktaş, impulsionado por "um dos melhores ambientes do mundo", entrou bem e, aos 3", Bobô e Kahveci criaram perigo. A iniciativa turca não passou, no entanto, de falso alarme. O FC Porto rapidamente começou a ter mais posse de bola, assumiu a responsabilidade do jogo e, aos 21", numa grande iniciativa individual, Hulk deixou o aviso. Não foi à primeira, foi à segunda: cinco minutos depois, Belluschi marcou um canto, Arikan falhou a saída e o inevitável Falcao fez o 1-0. Pela 13.ª vez em 14 jogos oficiais esta época o FC Porto marcava nos primeiros 35 minutos.
O mais difícil estava, aparentemente, conseguido, mas nos minutos seguintes os portistas recuaram e o Beşiktaş começou a criar perigo. Mesmo em dificuldades, aos 35" Falcao voltou a marcar, mas, na primeira decisão polémica, o árbitro anulou o golo. Seguiu-se a expulsão de Maicon (43"), um penálti por marcar sobre Falcao (45") e a primeira parte acabava com protestos portistas.
Com menos um jogador, Villas-Boas não arriscou. Ao intervalo tirou Falcao, colocou Otamendi e apostou na velocidade e técnica de Hulk. A aposta não podia ter corrido melhor. Mesmo contra dez, o Beşiktaş mostrava limitações no ataque e a defesa rapidamente confirmou que era o ponto fraco dos turcos, como ficou evidente no 2-0: longa assistência para Hulk aos 59" e o brasileiro, isolado, não teve dificuldades para marcar.
As dúvidas sobre a superioridade portista no jogo terminaram aí. Depois, houve tempo para repetir a história: tal como em Outubro de 2007, quando os "azuis e brancos" ganharam no Inönü com um golo de Quaresma, os adeptos do Beşiktaş renderam-se ao futebol do FC Porto e aplaudiram o terceiro golo (novamente por Hulk aos 77"). Fernando ainda foi expulso (87") e Bobô reduziu para 3-1, mas o mais importante estava há muito garantido: vitória, qualificação quase garantida e nova lição de futebol em Istambul.

(Fonte: Público)

F.C. Porto joga hoje com o Beşiktaş



O F. C. Porto já está na Turquia, onde terá de dobrar dois adversários: o Beşiktaş e o ambiente do Estádio Inönü, um dos mais infernais do futebol europeu, onde os adeptos cantam, gritam e saltam do primeiro ao último minuto.
Os dragões precisaram de quatro horas de voo para chegar a Istambul, a cidade mais populosa da Europa, onde hoje defrontam o Beşiktaş, com quem dividem a liderança do Grupo L da Liga Europa. Já era noite cerrada quando o avião se fez à pista, mas o céu escuro é a antítese do estado de espírito do F. C. Porto, que respira confiança e está muito perto de dar um passo importante rumo aos 16 avos-de-final. Basta vencer o conjunto turco, desfalcado pelas ausências dos lesionados Quaresma e Guti.
Numa cidade que está dividida pelo estreito do Bósforo, que separa a Europa da Ásia, a equipa terá de saber contornar as dificuldades impostas pelo ambiente infernal do Estádio Inönü. A 24 de Outubro de 2007, o conjunto turco recebeu o Liverpool e esse jogo entrou na história por se ter batido o recorde mundial de ruído numa partida de futebol. O som incessante produzido pelos cerca de 30 mil adeptos atingiu a marca dos 132 decibéis, algo inimaginável, quando um avião a descolar emite um som entre os 100 e os 120 decibéis.
Coincidência ou não, o Beşiktaş ganhou esse desafio por 2-1, ajudado pelo fanatismo e pela crença dos adeptos. "É um estádio pequeno e as bancadas ficam junto ao relvado. O ambiente é espectacular e muito difícil. O guarda-redes não consegue comunicar com os defesas porque não nos ouvimos uns aos outros", conta, ao JN, Carlos, o dono da baliza do Bucaspor. "É um recinto complicado e as equipas turcas também se matam para ganhar. Jogam com muita raça", adianta Makukula, avançado do Manisaspor, que derrotou o Beşiktaş (3-2), no fim-de-semana.
O F. C. Porto terá apenas de fazer ouvidos moucos ao ambiente, porque do outro lado esconde-se uma equipa acessível e desmoralizada pelo sétimo lugar no campeonato. Além disso, Quaresma e Guti estão lesionados. "É uma equipa que depende muito desses dois jogadores. Quando não jogam, torna-se previsível. A defesa é muito desconcentrada", sublinha Carlos. Por isso, os dragões partem em vantagem. "São favoritos por aquilo que jogam", diz Makukula.
Os portistas até sabem o que lhes espera no Estádio Inönü, onde em 2007/08 venceram por 1-0, levando os adeptos a aplaudiram de pé um golo magistral de Quaresma. O público pode ser ruidoso, mas tem fair-play...

(Fonte: Jornal de Notícias)

15 outubro 2010

Quaresma sobre o Beşiktaş: "Foi a melhor escolha que já fiz"



Ricardo Quaresma iniciou um novo ciclo na sua carreira. O extremo transferiu-se para o Beşiktaş em Junho, depois de uma passagem pelo Inter de Milão, e diz sentir-se "em casa". O Português tinha milhares de pessoas à sua espera no aeroporto e no estádio e é a estrela da equipa turca.
O jogador falou com o Maisfutebol e com a TVI sobre a sua vida em Istambul, o Beşiktaş (uma relação "de amor" que começou em 2007), o campeonato português, a selecção nacional e os encontros da Liga Europa entre a sua actual equipa e o F.C. Porto, clube onde actuou durante quatro temporadas.

Esperava ser recebido daquela forma em Istambul?
"Sinceramente, não. Quando me avisaram que ia estar tanta gente à minha espera pensei que era uma brincadeira. Depois de sair do avião e ver tanta gente à minha volta... Não estava a acreditar. Foi uma emoção. Nem sei explicar o que senti naquele momento. A única coisa que posso dizer é que fiquei feliz por sentir que as pessoas acreditavam no valor que tenho".

Esta loucura dos adeptos já começou em 2007, quando jogou no estádio Inönü pelo F.C. Porto. Como foi ser aplaudido pelos adeptos do clube adversário?
"É estranho ir à casa de um rival e ser aplaudido. Para mim foi um pouco estranho, mas, como jogador, senti-me feliz, porque senti que os adeptos admiraram o meu futebol e que gostaram da atitude que tive perante eles. Foi a partir daí que começou a existir o respeito e a admiração que sentem por mim. Quando percebi que poderia ir para o Beşiktaş tudo isso mexeu comigo, dando-me também forças para ir para a Turquia".

Esta é a sua melhor experiência no estrangeiro?
"Acredito que sim... De todos os sítios por onde já passei este é aquele em que me sinto mais feliz e onde me sinto em casa, sem dúvida. Se calhar, por isso é que estou a jogar aquilo que sei e as coisas estão a correr da maneira que sempre quis".

Que objectivos é que definiu para esta época?
"Ali o primeiro objectivo era reencontrar o que perdi no Inter: a alegria, a confiança e a felicidade. Reencontrei isso e agora quero ajudar o Beşiktaş a ganhar títulos".

Chegou a falar-se na possibilidade de jogar em Espanha [At. Madrid]. O que correu mal?
«Não correu nada mal. Decidi ir para a Turquia, porque senti que era ali que ia ser feliz. O meu empresário meteu-me na mesa o que tinha de meter e quem tinha de decidir era eu. Decidi por mim... Sinceramente, foi a melhor escolha que fiz na vida".

Admite regressar ao futebol português?
"Por agora? Por agora não. Um dia mais tarde, quem sabe?"

Tem alguma preferência?
"Agora não, porque não estou a pensar nisso. Mais tarde falaremos sobre isso".

Pelos vistos, a adaptação ao futebol foi fácil. E ao país?
"Estou muito feliz com o país. Tratam-me muito bem, transmitem-me muita confiança. Sinto o respeito e o carinho que as pessoas têm por mim. Sinceramente, estou a gostar muito do país e estou muito feliz".

Que palavras sabe dizer em Turco?
"Nenhumas! É muito difícil... 'Merhaba' é 'olá' - tenho de dizer sempre quando entro no clube - e 'afiyet olsun' que é 'bom apetite'. Estou sempre com fome. Estou sempre a ouvir isso!"

(Fonte: Mais Futebol)

12 outubro 2010

França afirma que avanço das negociações com a UE depende da Turquia

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Bernard Kouchner, estimulou hoje a Turquia a avançar na via das reformas para que se possam abrir novos capítulos de negociações com a União Europeia.
Kouchner, que falava numa conferência de imprensa em Ancara com o homólogo turco, Ahmet Davutoğlu, afirmou que o capítulo sobre a concorrência "devia poder ser aberto até ao fim do ano" e o capítulo sobre a política social e o emprego "no próximo ano". Quanto ao terceiro, sobre a reforma dos mercados públicos, "não deve colocar problemas". Mas "é necessário que um determinado número de reformas seja concretizado pelo vosso país para que esses três capítulos possam ser abertos e, desde logo, a concorrência", disse. "De momento, a bola está do vosso lado", sublinhou.

(Fonte: Lusa)

11 outubro 2010

Embaixadora de Portugal na Turquia apresentou cartas credenciais



A nova Embaixadora de Portugal na Turquia, Luísa Bastos de Almeida, apresentou as cartas credenciais ao Presidente da República da Turquia, Abdullah Gül, no Palácio Presidencial.
 

10 outubro 2010

Polémica leva Emir Kusturica a abandonar festival de cinema na Turquia


O realizador sérvio Emir Kusturica anunciou hoje a sua decisão de abandonar um festival de cinema na Turquia, onde era convidado de honra, depois de uma polémica em torno de declarações que fez sobre a guerra da Bósnia.
Os média turcos noticiaram nos últimos dias que o realizador e músico sérvio minimizou repetidamente o número de mortos na guerra da Bósnia e a violação de mulheres muçulmanas. Os jornais não explicitaram quando foram feitas essas declarações e, segundo o diário Milliyet, Kusturica negou-as.
A guerra da Bósnia (1992-1995) envolveu as forças sérvias da antiga Jugoslávia e ficou nomeadamente marcada por massacres de muçulmanos bósnios.
Segundo as agências turcas, o cineasta anunciou a decisão numa conferência de imprensa na estância de Antália, onde decorre o festival, e lamentou as críticas que lhe foram feitas pelos órgãos de comunicação social e por responsáveis políticos.
O ministro turco da Cultura, Ertuğrul Günay, criticou no sábado "as controversas tomadas de posição" de Emir Kusturica. "Considero o ministro da Cultura deste país um inimigo, porque ele merece-o", disse o realizador.

(Fonte: Diário Digital)

09 outubro 2010

Merkel e Erdoğan acordam intensificar esforços para integração dos turcos na Alemanha

A chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, acordaram hoje, sábado, intensificar os esforços para a integração dos cerca de 2,5 milhões de turcos residentes na Alemanha, repetidamente considerada insuficiente.
Merkel e Erdoğan falaram também da entrada da Turquia na União Europeia, processo sobre o qual a chanceler alemã se comprometeu a agir como facilitadora.
"Relativamente à integração, ainda há claramente problemas que vamos resolver", disse Merkel à imprensa após um encontro com Erdoğan.
"Do lado turco há uma forte vontade de ajudar tanto quanto possível e de estar ao nosso lado de forma construtiva", acrescentou.
O primeiro-ministro turco disse-se "evidentemente favorável" à integração dos turcos na Alemanha, "para o seu próprio bem-estar e para o bem-estar e o futuro da sociedade alemã".
Os dois chefes de governo anunciaram a intenção de aproveitar o 50.º aniversário do acordo de 1961 sobre "trabalhadores convidados" (Gastarbeiter), através do qual entraram na Alemanha milhões de turcos desejosos de beneficiar da reconstrução do pós-guerra. Erdoğan disse que visitará a Alemanha para assinalar esse aniversário.
"Propomos que em cada cidade onde há pessoas de origem turca, aproveitemos esse acontecimento para fazer o ponto da situação, ver em que ponto estamos e o que ainda pode ser feito", disse Merkel.
O primeiro-ministro turco retomou hoje perante a imprensa algumas posições que tem assumido e que têm provocado polémica na Alemanha.
Uma das declarações que mais críticas suscitou foi proferida em Fevereiro de 2008, num discurso em Colónia, no qual Erdoğan afirmou que "ninguém pode exigir (dos turcos) a assimilação", que "é um crime contra a humanidade" porque corresponde "a obrigar" uma pessoa a abandonar a sua cultura e as suas tradições.
Hoje, ao lado de Merkel, Erdogan frisou as diferenças entre assimilação e integração.
A integração dos imigrantes, em especial dos muçulmanos, voltou a estar no centro do debate público na Alemanha depois da divulgação em Agosto de um documento de um antigo dirigente do Banco Central onde se afirma que os muçulmanos improdutivos e mal educados tornam o país "mais estúpido".
O debate voltou a inflamar-se quando o presidente alemão, Christian Wullf, afirmou que o Islão faz parte da Alemanha, no discurso por ocasião dos 20 anos da reunificação, a 3 de Outubro.
Sobre o processo de adesão da Turquia à EU, Merkel afirmou: "Naquilo que pudermos ajudar, lá estaremos. Não se podem permitir atrasos neste processo".
Merkel acrescentou todavia que se trata de um processo com final aberto e sem prazos nem resultados estabelecidos.

(Fonte: Jornal de Notícias)

07 outubro 2010

Estudantes turcos à descoberta de Gaia

Mário Fontemanha, vereador da câmara municipal de Vila Nova de Gaia, deu as boas-vindas a um grupo de alunos e professores turcos e polacos e, também da escola EB2/3 Soares dos Reis, esta tarde, na assembleia municipal de Gaia, no âmbito do projecto europeu "Comenius".

Maria Lurdes Pinto, coordenadora do projecto e professora de Inglês na EB 2/3 Soares dos Reis, explicou que, integrado no "Comenius" (um sub-programa sectorial do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida), criaram o "I Hug You In My World" (Abraço-te no Meu Mundo), um programa que envolve estudantes de Portugal, da Polónia e da Turquia que comunicam entre si em Inglês. Cada país tem como objectivo principal dar a conhecer a respectiva realidade cultural, a nível histórico, arquitectónico e gastronómico, a par com os costumes e as tradições: "Levámos os meninos a Istambul, onde fomos muito bem recebidos. Em Maio, vão ter a oportunidade de ir à Polónia. Agora coube-nos recebê-los. E recebemo-los de braços abertos, tal como o nosso projecto diz: Abraçá-los no nosso mundo!"

São objectivos do referido projecto europeu reforçar o contributo da aprendizagem ao longo da vida para a coesão social, a cidadania activa, o diálogo intercultural, a igualdade entre homens e mulheres e a realização pessoal. O projecto europeu pretende igualmente promover a aprendizagem de línguas, além de apoiar o desenvolvimento de conteúdos, serviços, pedagogias e práticas inovadoras, baseado nas Tecnologias de Informação e Comunicação.

Tendo em conta que um dos objectivos do projecto é a mobilidade, Maria Lurdes Pinto acrescentou; "Só convivendo com os outros e estando em contacto com outras realidades diferentes é que conseguimos perceber que, na verdade, apesar das diferenças, somos todos iguais. E só assim aceitamos os outros."

"Quando visitámos a Turquia, o grupo foi recebido pelo ministro da Educação Regional. Trazê-los à assembleia municipal tem a ver com a comunidade e as entidades que deverão estar presentes nestes projectos e deverão mostrar que também fazem parte dessa abertura e desse abrir os braços e querer que os outros façam parte do nosso mundo. Por isso, quisemos que eles fossem recebidos por uma personalidade municipal", concluiu Maria Lurdes Pinto.

(Fonte: Gaia Global)

05 outubro 2010

Embaixador da Turquia em Portugal: "Sistema antimíssil deve abranger todos os países da NATO"

O sistema de defesa antimíssil deverá abranger, sem excepção, todos os países da NATO, mas o diálogo permanece como principal prioridade para a resolução de conflitos, disse em entrevista à Lusa o embaixador da Turquia em Portugal.
"Consideramos que a totalidade dos territórios da Aliança deveriam ser cobertos por este sistema. Nenhum país aliado deverá ser deixado à margem. Isto é importante," referiu Ali Kaya Savut, 56 anos, e representante diplomático de Ancara em Lisboa desde Agosto.
Ao analisar as ameaças que têm sido delineadas pela Aliança, e numa óbvia referência ao diferendo em torno do programa nuclear do Irão, manifestou-se pela necessidade de se privilegiar a abordagem política e diplomática. "Não deverá existir qualquer declaração que torne ainda mais difícil a solução diplomática de problemas que possam existir com outros países," precisou.
Em Maio, a Turquia, Brasil e Irão firmaram um acordo sobre a troca de urânio enriquecido, criticado no Ocidente e que não implicou o levantamento das sanções internacionais a Teerão ou o congelamento do programa nuclear de Teerão. Apesar de garantir que Ancara respeita as sanções económicas decretadas pela ONU, Ali Savut também reconheceu que a Turquia está a "tentar reforçar" as relações económicas com o seu vizinho. "Tal como sucede com alguns países da UE, temos boas relações económicas com o Irão porque a interdependência económica também fomenta a paz e estabilidade na região. Não apenas em relação ao Irão, também para outros países. E este é um princípio da UE, promover a interdependência económica para garantir paz e estabilidade numa região. É o que fazemos com o Irão, é a nossa abordagem face ao Irão."
Em paralelo, o embaixador turco confirmou o reforço das relações bilaterais com o Brasil, recordando que Ancara "tem uma política de abertura em relação aos países da América Latina", e disse que os dois países já integram o G20. "Somos o que se designa por países emergentes, somos populares destinos turísticos e entre os nossos políticos também existem relações de amizade que facilitam as relações bilaterais."
Numa referência específica ao Afeganistão, outra questão onde a Turquia permanece envolvida, Ali Savut recordou os "laços históricos e tradicionais" entre os dois países, e admitiu que na cimeira da NATO em Lisboa vão ser tomadas decisões sobre o anunciado "período de transição". Mas não deixou de revelar apreensão face ao actual cenário: "Após o período de transição, digamos entre 2011 e 2013, o Afeganistão não deve ser abandonado. Por isso, estamos a organizar um conjunto de iniciativas com actores regionais focadas no Afeganistão e que incluem, por exemplo, o Paquistão. A Turquia também possui o maior programa de cooperação internacional com o Afeganistão, para nós é uma questão especial. Após o período de transição o Afeganistão não será abandonado." O representante de Ancara admite ainda que "a grande questão é saber se a intervenção no Afeganistão foi um sucesso ou um falhanço". Um assunto também agendado para a cimeira da NATO de 19 e 20 de Novembro. "Não penso que tenha sido um falhanço, mas o assunto será debatido em Lisboa," confirmou.

(Fonte: Lusa)