27 dezembro 2010

Navio atacado por Israel recebido por milhares de pessoas em Istambul



Milhares de pessoas apoiantes da causa palestiniana receberam hoje, domingo, em Istambul, o navio "Mavi Marmara", embarcação atacada pelos Israelitas a 31 de Maio, o que provocou a morte de nove turcos.
Centenas de balões foram lançados à chegada do navio ao porto de Sarayburnu, em Istambul, onde se encontravam também activistas, a maioria membros de grupos pró-islamitas, que agitavam bandeiras palestinianas e turcas e gritavam "abaixo Israel" e "Alá é grande".
O incidente suscitou a indignação das autoridades turcas, que exigiram um pedido de desculpas e indemnizações para as famílias das vítimas.
O navio fazia parte de uma frota internacional que transportava ajuda para Gaza, numa campanha para tentar romper o bloqueio anteriormente imposto, quando foi interceptado pela marinha israelita. Oito turcos e um adolescente americano-turco foram mortos.
No sábado, o chefe da diplomacia turca, Hamet Davutoglu, anunciou que Ancara deseja reconciliar-se com Israel caso haja um pedido de desculpas.
No entanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Avigdor Lieberman, disse hoje que "se alguém tem de pedir desculpas é a Turquia", acusando Ancara de "cooperar com grupos terroristas, que apoiam o Hamas e o Hezbollah".

(Fonte: Jornal de Notícias)

Sem comentários: