14 dezembro 2010

Futebol: Turquia chama pelos Portugueses

O súbito interesse do futebol turco por jogadores portugueses, através do Besiktas, surge inevitavelmente associado ao nome de Jorge Mendes, empresário que representa, designadamente, Ricardo Quaresma, Manuel Fernandes, Simão Sabrosa e Hugo Almeida. Quaresma, actualmente no Besiktas, terá já em Janeiro a companhia de outro internacional português, Manuel Fernandes, emprestado pelos Espanhóis do Valência, com opção de compra.
O clube turco está também a negociar a transferência a título definitivo de Simão Sabrosa, do Atlético de Madrid, e já manifestou interesse nos serviços de Hugo Almeida, com contrato até final de 2011 com os Alemães do Werder Bremen.
O ponto em comum entre estes internacionais é serem representados pelo empresário Jorge Mendes.
Na Turquia – 10.ª classificada no ranking da UEFA, com cinco clubes nas competições europeias –, joga também outro internacional português, o avançado Makukula, actualmente no Manisaspor.
O avançado português, que em Portugal se evidenciou no Marítimo, de onde se transferiu para o Benfica, além de ter passagem por vários clubes espanhóis, sagrou-se melhor marcador da liga turca na época passada, na altura ao serviço do Kayserispor, tendo anotado 21 golos.
Na eventualidade de estas transferências se concretizarem, o futebol turco passará a contar nas suas fileiras com cinco internacionais portugueses, só ultrapassado, no exterior, por Espanha.
Apesar de estar quatro lugares abaixo de Portugal na tabela de clubes da UEFA, o futebol turco tem tido a capacidade de atrair jogadores de renome internacional, designadamente o antigo internacional espanhol Guti, colega de Quaresma no Besiktas, o Checo Milan Barros e o Brasileiro Elano, Galatasaray, e o Brasileiro Alex, Fenerbahçe.
O poder económico do futebol turco é ainda suficientemente forte para pagar a treinadores como o Holandês Frank Rijkaard, Galatasaray, ou o Alemão Bernd Schuster, Besiktas, antigos técnicos de equipas da dimensão de um FC Barcelona e do Real Madrid, respectivamente.
Zico, antigo campeão do mundo de futebol, também passou pela Turquia para treinar o Fenerbahçe, clube que contou ainda com Roberto Carlos como jogador.
Impossível esquecer a passagem do Brasileiro Mário Jardel (bota de ouro 1999 e 2002) pelo Galatasaray, depois de representar ao FC Porto e antes de regressar a Portugal para jogar pelo Sporting, clubes pelos quais se sagrou campeão nacional.

(Fonte: Sapo/Lusa)

Sem comentários: