30 novembro 2010

Publicações do WikiLeaks com forte impacto na Turquia

A publicação de documentos da diplomacia norte-americana pelo WikiLeaks faz correr muita tinta pelo mundo inteiro, em especial na Turquia.
O Turkish Daily News diz mesmo que as fugas, numa referência à palavra inglesa leaks, transformaram-se numa verdadeira inundação. E mais do que consequências em termos de política externa, os documentos publicados estão a gerar uma pequena tempestade política a nível interno.
O chefe da oposição já pediu ao primeiro-ministro Erdoğan que forneça informações sobre as contas que tem na Suíça desvendadas num dos documentos publicados. Noutro documento, o ministro da Defesa terá dito que o seu colega de governo e ministro dos Negócios Estrangeiros Ahmet Davutoğlu é uma pessoa “extremamente perigosa”.
Em conferência de imprensa, o chefe do governo turco não escondeu alguma preocupação sobre o que o WikiLeaks poderá ainda vir a divulgar.
Um dos jornais fala mesmo de um efeito de bomba sobre a Turquia, seguramente numa referência ao cepticismo dos diplomatas norte-americanos relativamente ao governo turco, com especial destaque para o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan.

(Fonte: Euronews)

Sem comentários: