10 novembro 2010

Açores discutem em Istambul a Europa no ano 2020

A Europa no ano 2020 vai discutir-se em Istambul, e a região autónoma dos Açores marca presença através de uma delegação presidida por Carlos César, chefe do executivo regional.
A reunião vai juntar 270 regiões de 33 países entre 10 e 12 de Novembro.
É a 26ª. assembleia-geral da Assembleia das Regiões da Europa (ARE), um encontro onde os Açores querem reforçar as relações bilaterais com outros países, nomeadamente a Turquia.
A ideia de uns Açores modernos e desenvolvidos é o que, em suma, o presidente do governo dos Açores, Carlos César, quer dar a conhecer às autoridades turcas.
Na agenda de trabalho das Regiões da Europa estão temas como o debate de vários relatórios e planos de actividade relacionados com temas tão diversos como a cooperação inter-regional, investigação e desenvolvimento, com grande destaque para a mobilidade profissional e juvenil.
Carlos César é o responsável máximo pelo programa Eurodisseia, e diz que o programa "cresceu com a presidência açoriana, com o aumento de 50 por cento do número de jovens participantes".
Com carácter excepcional, os Açores presidem pelo terceiro ano consecutivo ao Eurodisseia, e a justificação da Assembleia das Regiões foi a necessidade de "não quebrar o dinamismo dado ao referido programa".
Carlos César fará uma intervenção sobre o programa Eurodisseia na primeira sessão plenária, no dia 11.

(Fonte: RTP, Açoriano Oriental)

Sem comentários: