15 outubro 2010

Quaresma sobre o Beşiktaş: "Foi a melhor escolha que já fiz"



Ricardo Quaresma iniciou um novo ciclo na sua carreira. O extremo transferiu-se para o Beşiktaş em Junho, depois de uma passagem pelo Inter de Milão, e diz sentir-se "em casa". O Português tinha milhares de pessoas à sua espera no aeroporto e no estádio e é a estrela da equipa turca.
O jogador falou com o Maisfutebol e com a TVI sobre a sua vida em Istambul, o Beşiktaş (uma relação "de amor" que começou em 2007), o campeonato português, a selecção nacional e os encontros da Liga Europa entre a sua actual equipa e o F.C. Porto, clube onde actuou durante quatro temporadas.

Esperava ser recebido daquela forma em Istambul?
"Sinceramente, não. Quando me avisaram que ia estar tanta gente à minha espera pensei que era uma brincadeira. Depois de sair do avião e ver tanta gente à minha volta... Não estava a acreditar. Foi uma emoção. Nem sei explicar o que senti naquele momento. A única coisa que posso dizer é que fiquei feliz por sentir que as pessoas acreditavam no valor que tenho".

Esta loucura dos adeptos já começou em 2007, quando jogou no estádio Inönü pelo F.C. Porto. Como foi ser aplaudido pelos adeptos do clube adversário?
"É estranho ir à casa de um rival e ser aplaudido. Para mim foi um pouco estranho, mas, como jogador, senti-me feliz, porque senti que os adeptos admiraram o meu futebol e que gostaram da atitude que tive perante eles. Foi a partir daí que começou a existir o respeito e a admiração que sentem por mim. Quando percebi que poderia ir para o Beşiktaş tudo isso mexeu comigo, dando-me também forças para ir para a Turquia".

Esta é a sua melhor experiência no estrangeiro?
"Acredito que sim... De todos os sítios por onde já passei este é aquele em que me sinto mais feliz e onde me sinto em casa, sem dúvida. Se calhar, por isso é que estou a jogar aquilo que sei e as coisas estão a correr da maneira que sempre quis".

Que objectivos é que definiu para esta época?
"Ali o primeiro objectivo era reencontrar o que perdi no Inter: a alegria, a confiança e a felicidade. Reencontrei isso e agora quero ajudar o Beşiktaş a ganhar títulos".

Chegou a falar-se na possibilidade de jogar em Espanha [At. Madrid]. O que correu mal?
«Não correu nada mal. Decidi ir para a Turquia, porque senti que era ali que ia ser feliz. O meu empresário meteu-me na mesa o que tinha de meter e quem tinha de decidir era eu. Decidi por mim... Sinceramente, foi a melhor escolha que fiz na vida".

Admite regressar ao futebol português?
"Por agora? Por agora não. Um dia mais tarde, quem sabe?"

Tem alguma preferência?
"Agora não, porque não estou a pensar nisso. Mais tarde falaremos sobre isso".

Pelos vistos, a adaptação ao futebol foi fácil. E ao país?
"Estou muito feliz com o país. Tratam-me muito bem, transmitem-me muita confiança. Sinto o respeito e o carinho que as pessoas têm por mim. Sinceramente, estou a gostar muito do país e estou muito feliz".

Que palavras sabe dizer em Turco?
"Nenhumas! É muito difícil... 'Merhaba' é 'olá' - tenho de dizer sempre quando entro no clube - e 'afiyet olsun' que é 'bom apetite'. Estou sempre com fome. Estou sempre a ouvir isso!"

(Fonte: Mais Futebol)

Sem comentários: