10 outubro 2010

Polémica leva Emir Kusturica a abandonar festival de cinema na Turquia


O realizador sérvio Emir Kusturica anunciou hoje a sua decisão de abandonar um festival de cinema na Turquia, onde era convidado de honra, depois de uma polémica em torno de declarações que fez sobre a guerra da Bósnia.
Os média turcos noticiaram nos últimos dias que o realizador e músico sérvio minimizou repetidamente o número de mortos na guerra da Bósnia e a violação de mulheres muçulmanas. Os jornais não explicitaram quando foram feitas essas declarações e, segundo o diário Milliyet, Kusturica negou-as.
A guerra da Bósnia (1992-1995) envolveu as forças sérvias da antiga Jugoslávia e ficou nomeadamente marcada por massacres de muçulmanos bósnios.
Segundo as agências turcas, o cineasta anunciou a decisão numa conferência de imprensa na estância de Antália, onde decorre o festival, e lamentou as críticas que lhe foram feitas pelos órgãos de comunicação social e por responsáveis políticos.
O ministro turco da Cultura, Ertuğrul Günay, criticou no sábado "as controversas tomadas de posição" de Emir Kusturica. "Considero o ministro da Cultura deste país um inimigo, porque ele merece-o", disse o realizador.

(Fonte: Diário Digital)

Sem comentários: