21 outubro 2010

Francisco Lobato brilhou na regata "La WOW Cap Istanbul"

Depois de um intenso e emocionante campeonato francês de vela oceânica em solitário, Francisco Lobato prepara-se já para novos voos, quase sem tempo para saborear a derradeira “vitória” na inacreditável regata “La WOW Cap Istanbul”, onde a prestação do português foi pontuada por incríveis prestações e inacreditáveis azares ora terminando nos lugares cimeiros, ora de vez em quando, pregando sustos aos imensos fãs que o seguiam on-line, atirado por vezes para longe do início da frota.
No prólogo da Cap Istanbul, Francisco Lobato dominou sábado as águas do Bósfaro que banham a bela cidade de Istambul e ficou em segundo lugar na mini-regata de encerramento onde os velejadores solitários passam a ser skippers de equipas, aproveitando para levar a bordo familiares, amigos, embaixadores dos seus países ou patrocinadores.
“Acabou ontem [sábado] a "Cap Istanbul", com uma prova de encerramento, o "Postlogue", que se desenrolou em Istambul, no Bósforo - estreito que separa o Mar de Mármara do Mar Negro - com um grande tráfego de navios e que foi fechado exclusivamente para esta regata. Foi curioso navegar neste estreito e cruzar bordos junto aos restaurantes e grandes casarões nas margens. Levava a bordo quatro convidados do meu patrocinador ROFF e juntos conseguimos um óptimo 2.º lugar da geral, para encerrar esta longa prova que atravessou diversos países e mais parecia um Paris-Dakar”, declarou Francisco Lobato, acrescentando: “Na cerimonia da entrega de prémios, foi a simpática embaixadora de Portugal na Turquia, que nos entregou o troféu de 2.º lugar, após ter seguido e apoiado toda a regata num barco da organização.”
O velejador português aproveitou para fazer um resumo de todo o campeonato, onde participou pela primeira vez, e deixou uma séria garantia: “Com esta prova terminei o campeonato de vela oceânica em solitário. Entre muitos altos e baixos, regatas boas e más, levo comigo uma quantidade de pontos positivos que ultrapassam largamente os negativos. Prova disso é ter liderado todas as etapas, durante bastante tempo, cometendo sempre alguns erros que me impediram de alcançar a vitória. Durante este Inverno vou ter oportunidade de trabalhar estes temas e estou altamente motivado para, na próxima época, lutar pelos pódios e não deixar fugir de novo os lugares de topo.”
Entre os 26 concorrentes, Francisco Lobato conquistou o 12.º lugar da geral e foi 2.º Bizuth (iniciado) por 1 min 43s.
(Fonte: Náutica Press)

Sem comentários: