07 outubro 2010

Estudantes turcos à descoberta de Gaia

Mário Fontemanha, vereador da câmara municipal de Vila Nova de Gaia, deu as boas-vindas a um grupo de alunos e professores turcos e polacos e, também da escola EB2/3 Soares dos Reis, esta tarde, na assembleia municipal de Gaia, no âmbito do projecto europeu "Comenius".

Maria Lurdes Pinto, coordenadora do projecto e professora de Inglês na EB 2/3 Soares dos Reis, explicou que, integrado no "Comenius" (um sub-programa sectorial do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida), criaram o "I Hug You In My World" (Abraço-te no Meu Mundo), um programa que envolve estudantes de Portugal, da Polónia e da Turquia que comunicam entre si em Inglês. Cada país tem como objectivo principal dar a conhecer a respectiva realidade cultural, a nível histórico, arquitectónico e gastronómico, a par com os costumes e as tradições: "Levámos os meninos a Istambul, onde fomos muito bem recebidos. Em Maio, vão ter a oportunidade de ir à Polónia. Agora coube-nos recebê-los. E recebemo-los de braços abertos, tal como o nosso projecto diz: Abraçá-los no nosso mundo!"

São objectivos do referido projecto europeu reforçar o contributo da aprendizagem ao longo da vida para a coesão social, a cidadania activa, o diálogo intercultural, a igualdade entre homens e mulheres e a realização pessoal. O projecto europeu pretende igualmente promover a aprendizagem de línguas, além de apoiar o desenvolvimento de conteúdos, serviços, pedagogias e práticas inovadoras, baseado nas Tecnologias de Informação e Comunicação.

Tendo em conta que um dos objectivos do projecto é a mobilidade, Maria Lurdes Pinto acrescentou; "Só convivendo com os outros e estando em contacto com outras realidades diferentes é que conseguimos perceber que, na verdade, apesar das diferenças, somos todos iguais. E só assim aceitamos os outros."

"Quando visitámos a Turquia, o grupo foi recebido pelo ministro da Educação Regional. Trazê-los à assembleia municipal tem a ver com a comunidade e as entidades que deverão estar presentes nestes projectos e deverão mostrar que também fazem parte dessa abertura e desse abrir os braços e querer que os outros façam parte do nosso mundo. Por isso, quisemos que eles fossem recebidos por uma personalidade municipal", concluiu Maria Lurdes Pinto.

(Fonte: Gaia Global)

Sem comentários: