22 outubro 2010

Comércio turco-angolano avaliado em 200 milhões de dólares anuais

O embaixador da Turquia em Angola, Hamit Osman Olcay, deu a conhecer nesta quarta-feira, em Luanda, que o volume de negócios entre os dois países está avaliado em 200 milhões de dólares anuais.
Hamit Osman Olcay, que falava à Angop, por ocasião de mais um aniversário da Declaração da República, que se assinala no próximo dia 29 de Outubro, referiu que existe a possibilidade de se manter ou ultrapassar este valor, tendo em conta o interesse do seu país em ampliar as áreas de investimento em Angola.
Hamit Osman Olcay disse que os negócios da Turquia com Angola inscrevem-se em sectores como os de construção civil, saúde, energia, indústria e comércio.
O diplomata considerou um privilégio o facto da Turquia fazer parceria com Angola, um país, na sua óptica, "com uma economia forte", e que tem sabido aproveitar todas as oportunidades de negócios que lhe são apresentadas pelas instituições turcas.
Na ocasião, Hamit Osman Olcay deu a conhecer que os dois países estudam a assinatura de um protocolo de cooperação bilateral mais abrangente, como forma de corresponder a uma proposta neste sentido feita pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Angola.
O diplomata prevê que o referido instrumento de cooperação bilateral venha a ser assinado já no próximo ano "durante a visita de autoridades turcas a Angola".
Em 2008, durante a Cimeira Turquia-África, o país euroasiático manifestara interesse em assinar um acordo de cooperação no domínio económico, comercial e tecnológico, "por forma a participar directamente no processo de desenvolvimento em curso em Angola". Os princípios gerais de cooperação estariam, então, contidos no documento que foi assinado por Irene Neto, na altura vice-ministra dos Negócios Estrangeiros de Angola, e por um membro do Governo da Turquia.

(Fonte: Sol/Angop)

Sem comentários: