09 setembro 2010

Primeiro-ministro turco critica opositores na recta final para o referendo

O chefe do executivo turco, Recep Tayyip Erdoğan, lançou duras críticas às tácticas de campanha da oposição a dias do referendo constitucional, acusando os rivais de fazerem “propaganda suja e desinformação”.
Numa entrevista exclusiva à BBC, Erdoğan sustentou que as forças da oposição estão a “enganar” os eleitores: “[Os opositores] dizem que estas reformas são o meu projecto pessoal ou um projecto do meu partido, uma alegação que não tem fundamento”. A oposição acusa Erdoğan de estar a tentar, com este referendo, dar maior controlo ao governo sobre a nomeação dos juízes.
Erdoğan, que tem feito campanha por todo o país nas últimas três semanas, afirma que as reformas que vão ser referendadas tornarão a constituição – de 1982, e redigida pelos militares – mais democrática.
As propostas que vão ser submetidas à consulta popular caminham no sentido de tornar mais possível julgar os militares em tribunais civis, de dar mais poder ao parlamento para nomear juízes, permitir aos funcionários públicos participarem em negociações de acordos colectivos de trabalho e fazerem greve, além de levantar a imunidade dada aos líderes do sangrento golpe militar de 1980.
Um resultado favorável a este referendo poderá ajudar às ambições da Turquia de adesão à União Europeia, ao dissociar-se dos últimos elementos constitucionais que persistem do regime autocrático militar. As sondagens sugerem até ao momento uma quase paridade do “sim” e do “não”.

(Fonte: Público)

Sem comentários: