24 setembro 2010

Embaixadora de Portugal na Turquia admite encerrar temporariamente a embaixada

A embaixadora de Portugal na Turquia, Luísa Bastos de Almeida, admite propor o encerramento temporário das instalações diplomáticas naquele país se o governo não resolver alguns dos problemas com que se depara, avança a agência Lusa.
A questão tem sido suscitada pela diplomata através de telegramas enviados para o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE). "Lamento, mais uma vez, dever voltar à questão da precariedade da prestação serviços desta embaixada", lê-se num dos telegramas a que a Lusa teve acesso. "Face à ausência de reacção das autoridades portuguesas, vejo cada vez mais próximo o momento em que me verei obrigada a propor a V.Exa o encerramento temporário desta secção consular e embaixada por estarmos, afinal, nestas circunstâncias, a contribuir para uma imagem que considero indigna do nosso país", afirma Luísa Bastos de Almeida na mensagem.
A Agência Lusa tentou falar com a diplomata para esclarecer quais os problemas com que se depara e qual a gravidade da situação para colocar em cima da mesa a possibilidade de se encerrar temporariamente a embaixada, mas a embaixadora remeteu quaisquer explicações para o MNE.
Contactada pela Lusa, a assessora do MNE confirmou apenas que "há problemas, cuja resolução está em curso." A mesma fonte disse ainda que "Estão a encontrar-se soluções para resolver os problemas" daquela embaixada, não adiantando, no entanto, quais os problemas.
A assessora não confirmou que o MNE tenha recebido o telegrama em que a embaixadora admite que poderá propor em breve o encerramento temporário da representação diplomática portuguesa em Ancara.

(Fonte TVI24)

Sem comentários: